Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Estou querendo ficar uns 5 dias escalando em Igatu e depois ir a pé até Lençóis (passando por Andaraí, Vale do Paty, Vale do Capão, Caeté-Açu...) e encerra a viagem por ali, o problema é que não quero carregar mais 6 quilos de equipamentos de escalada nesta caminhada. Opções:

 

1. Pensei em deixar tudo em Igatu, mas como todos os transporte saem de Lençóis teria que voltar novamente para Lençóis, depois de ir buscar tudo em Igatu. Pelo que li essa não é uma viagem fácil, estradas ruins e escassez de trasportes;

 

2. Tentar despachar tudo para casa por uma empresa de ônibus em Andaraí, pelo que vi essa opção não parece viável. Só vi ônibus para Brasília saindo de Lençóis (empresa Real Expresso).

 

Como irei de ônibus ou de avião, Lençóis parece passagem obrigatória tanto no começo como no final da viagem.

 

Alguém tem alguma idéia mais mirabolante?

 

Batata, mais facil seria despachar de Igatu para Lençois ou Palmeiras, acho que as empresas deixam as encomendas guardadas até que alguem va buscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ae pessoal, voltei agora da Chapada e fiz Fumaça por baixo+Paty em 6 dias. Foi a minha primeira vez na chapada e achei muito show o visual, principalmente o da fumaça por baixo que eu achei aquele tipo de lugar que a beleza é indiscutivel. Pelo que comentam la Fumaça por baixo+cachoeira do mixila+vale do paty é o que tem de melhor para se conhecer na chapada. Outros pontos interessantes sao Cachoeirão(chega a ter 22 quedas d'agua e conta com a segunda mais alta da chapada) e o 21 que como o nome sugere tem 21 quedas. Vou botar abaixo as informaçoes sobre a trilha.

 

Roteiro: Lençois/Cachoeira do Palmital/Fumaça por Baixo/Fumaça por Cima/Vale do Capao/Gerais do Vieira/Gerais do Rio Preto/Cachoeira do Funil/Morro do Castelo/Cachoeirao por Baixo. Esse roteiro ainda permite incluir a Gruta do Castelo e o Cachoeirao por cima para quem tiver um ou dois dias a mais.

 

Nivel de dificuldade: A trilha da fumaça começa com uma subida na Serra do Veneno logo na saida de Lençois, o nome não é por acaso, a subida apesar de nao ser muito tecninca é muito cansativa e parece que nao termina nunca. No segundo dia nenhuma grande dificuldade, so na fumaça por baixo que é bom ficar sempre atento porque a caminhada é na mata fechada pulando pedras cheias de limo, se tiver chovendo a situaçao piora muito. No terceiro dia tem a subida do Macaco que é bem cavernosa, quase uma escalada. No Paty a trilha é bem mais plana so que em compensação as distancias a serem percorridas sao maiores tambem. De subida grande mesmo so o Morro do Castelo e a subida do Imperio para quem vai sair por Andarai, que sao bem parecidas com o Veneno. O Cachoeirão por baixo tem o mesmo estilo da Fumaça por Baixo, não é raro precisar usar o apoio das mãos.

 

Onde dormir: Nos dois primeiros dias da trilha da Fumaça existem tocas de garimpeiros onde com um saco de dormir e um isolante da pra dormir tranquilo, proximo às tocas tambem tem espaço para armar a barraca. No terceiro dia a dormida é no Capao onde existe pousadas e campings. No Vale do Paty a boa é casa dos nativos, onde voce pode armar barraca pagando como se fosse camping, dormair no saco de dormir dentro da casa ou usar o cama dos nativos, sendo que a primeira opção é a mais cara e a ultima a mais barata.

 

Navegaçao: Existe um bom mapa que é vendido em Lençois que se chama Trilhas e Caminhos, quem tem bom senso de navegaçao e sabe interpretar curvas de nivel da pra ir tranquilo sem precisar de guia. Claro que pode se perder uma vez ou outra mas nada muito grave. A fumaça é um pouco mais complexa porque existem muitas bifurcaçoes e é muito dificil encontrar alguem para informar a trilha certa. No Paty a trilha é mais pisada e sempre tem um outro trilheiro ou patyzeiro para dar informaçoes.

 

 

Dicas

:arrow: Não confie muito em informaçoes de guias que nao seja o que voce contratou, eles estao com um movimento para impedir pessoas sem guia de fazer trilhas pela chapada e acham turista sem guia é sinonimo de gente mesquinha que vai para a Chapada sem deixar nenhum centavo para os locais e ainda por cima sujam todas as trilhas. Portanto não é raro eles darem informaçoes erradas ou colocar setas no caminho indicando a direçao oposta da que a pessoa deveria seguir.

:arrow: Se for sem guia saiba o que esta fazendo e siga sempre o que o seu senso critico diz, justamente por causa das pessoas que dão informaçoes erradas e colocam as setas. Siga sempre o que o mapa e sua cabeça dizem.

:arrow: Se quer andar leve não precisa barraca, durma nas tocas e na casa dos nativos. Leve comida apenas para a trilha da Fumaça e as refeiçoes do Paty faça na casa dos nativos. Se a sua é economizar compre um mapa, dispense o guia, leve sua barraca e comida porque o unico lugar onde não é possivel fazer camping selvagem é no Capão. No resto voce so vai gastar com alimentação.

:arrow: A principal: não de motivos para ser enquadrado no padrão dos nativos; o lixo que voce produzir carregue ate ter onde jogar, nao faça suas necessidades no leito dos rios e evite ao maximo se perder porque o pessoal fica muito puto quando tem que socorrer alguem que foi sem guia e so deu trabalho para eles. Use o bom senso e tudo vai correr bem :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi pessoal,

:?:

estou indo sozinho para a chapada, já li umas dez páginas desse forum mas ainda não resolvi minhas dúvidas. São elas.

Fumaça por cima é melhor sair de Lençois ou Vale do Capão? (qual o de menor tempo?)

 

Cachoeirão, de onde devo sair para gastar menos tempo, Igatu? Mucujê? Ibicoara?

 

Qual a melhor opção, tenis ou bota?

 

Qual o melhor roteiro?

1- Salvador, Ibicoara(2 dias), Mucujê (1 dia), Igatu (1 dia), Andaraí (1 dia), Vale do Capão (2 dias), Lençois (3 dias), Salvador ou

2 - Salvador, Lençois (2 dias), Vale do Capão (2 ou 3 dias), Ibicoara(2 ou 3 dias), Mucujê (1 dia), Igatu (1 dia), Andaraí (1 dia), Salvador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal,

:?

esqueci de dizer que vou alugar um carro em Salvador, pretendo dormir em Pousadas, e os passeios devem ser com guias locais com saída e volta no mesmo dia.

 

Se puderem, favor indicar guias locais para cada cidade citada (bons e baratos).

 

Vou agora dia 28/3 e volto dia 7/4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Marco Monteiro,

 

Como fiquei basicamente só em Lençóis, não poderei te ajudar muito com relação a cada cidade que pretende ficar. Mas como estará de carro, vai ajudar muito, pois alguns dos passeios, partindo de Lençóis, são muito longe.

 

Com relação à Fumaça por cima, eu fiquei por uma noite no Vale do Capão, e de lá fiz a Fumaça por conta própria. Dá uns 7km (eu acho) de caminhada do Vale do Capão até o início da subida, e mais uma boa caminhada morro acima (nem lembro muito bem o tempo, mas acho que foram umas 2h, bem susse). Tem gente vai até o Vale do Capão por trilha a partir de Lençóis, mas daí já precisa conhecer melhor (pra quem não manja muito, tem que ter guia). Acho que deve levar meio dia (ou mais) de caminhada até o Vale do Capão.

 

As demais cidades que citou só estive de passagem, por agências, em determinados passeios.

 

Se tiver mais alguma dúvida, diz aí.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Tambem nao vou poder ajudar muito porque conheci a chapada fazendo trilha, o que nao parece ser muito a sua.

Mas vamos la:

Pra voce fazer a fumaça por é obrigario passar pelo capao (ao menos pela entrada). O inicio da subida fica a uns 6 km do centro, uma boa opção pode ser sair cedo de Lençois, parar o carro na subida, subir, descer e seguir pro Capão. A caminhada do Capão até o inicio da subida nem vale muito porque é toda na estrada, voce nao pega nada de trilha.

Ja o cachoeirao nao sei se tem uma opção em que voce nao seja obrigado a andar bastante. Ele esta perto de Andarai mas leva em media 6 horas de ida e umas 7 de volta. Talvez seja uma boa ir de manha para la, dormir na casa de seu Eduardo que é o patyzeiro mais divertido e voltar no outro dia pela manha. Isso para fazer cahcoeirao por baixo, para fazer por cima acho que a melhor opção é sair do Guine.

Uma outra coisa que eu nao sei se é possivel mas vale a pena para quem nao quer andar muito é sair do Capao, fazer fumaça por cima, fumaça por baixo, dormir na toca do macaco e no outro dia voltar para o Capão. Assim voce ve a vista que pra mim é de longe a melhor da chapada. que é a fumaça por baixo.

OBS: se o carro nao foi 4x4 nao sei se vai ajudar muito, tem muita estrada la que carro comum nao passa. Lembre sempre de perguntar como estao a estradas antes de ir, e qualquer chuva ja muda tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Fumaça por cima é melhor sair de Lençois ou Vale do Capão? (qual o de menor tempo?)

 

Cachoeirão, de onde devo sair para gastar menos tempo, Igatu? Mucujê? Ibicoara?

 

Qual a melhor opção, tenis ou bota?

 

Qual o melhor roteiro?

1- Salvador, Ibicoara(2 dias), Mucujê (1 dia), Igatu (1 dia), Andaraí (1 dia), Vale do Capão (2 dias), Lençois (3 dias), Salvador ou

2 - Salvador, Lençois (2 dias), Vale do Capão (2 ou 3 dias), Ibicoara(2 ou 3 dias), Mucujê (1 dia), Igatu (1 dia), Andaraí (1 dia), Salvador

 

Estávamos de carro na Chapada ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Então dá pra vc fazer a Fumaça por cima saindo de Lençois bem cedo e retornando a tarde...

Para o Cachoeirão, só como o Paulo falou, indo por Andaraí e depois de umas 3 a 4 horas (descendo a ladeira do império) de caminhada chegando na casa do Seu Eduardo para ver por baixo... por cima vc deve sair de Guiné e umas 4h de trilha, dormindo depois no Seu Wilson ou Dn Léa.

 

Eu usei tênis, bota e papete... NÃO precisa ser uma bota de trekking pró, uma simplesinha dá conta na boa.

 

O roteiro pode ser o 1 ou o 2, tanto faz... eu não ficaria (dormiria) em Igatu ou Andaraí, eu me hospedaria em MUCUGÊ e visitaria essas cidades. Ibicoara vale a pena se hospedar para fazer o Buracão e Fumacinha.

 

guias: recomendo buscar na ASSOCIAÇÃO DE GUIAS da cidade... não tente fazer as trilhas sem guias (fumaça por cima é tranquilo) e só contrate da associação de guias !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Batata, um camarada de Igatu talvez possa te ajudar.

Entre em contato com o Rafael “Macaco” (75) 8148-5070, o nome é por ele ser escalador também.

Ele conhece moradores e comerciantes de Igatu que poderão estar indo para Lençóis e talvez possam levar seus equipamentos e deixar em algum lugar.

O e-mail do Rafael é: igatuescalada@hotmail.com e a página pessoal: http://igatuescalada.blogspot.com/ mas é melhor você ligar, pois ele raramente acessa internet.

 

Outra idéia é você ligar lá na Lukdan e tentar negociar o transporte dos equipamentos entre as locadoras de Andaraí e Lençóis... Tudo é uma questão de conversar. De repente ela faça um preço que valha a pena ou te indique outra solução.

 

Abraço e boa sorte.

 

Estou querendo ficar uns 5 dias escalando em Igatu e depois ir a pé até Lençóis (passando por Andaraí, Vale do Paty, Vale do Capão, Caeté-Açu...) e encerra a viagem por ali, o problema é que não quero carregar mais 6 quilos de equipamentos de escalada nesta caminhada. Opções:

 

1. Pensei em deixar tudo em Igatu, mas como todos os transporte saem de Lençóis teria que voltar novamente para Lençóis, depois de ir buscar tudo em Igatu. Pelo que li essa não é uma viagem fácil, estradas ruins e escassez de trasportes;

 

2. Tentar despachar tudo para casa por uma empresa de ônibus em Andaraí, pelo que vi essa opção não parece viável. Só vi ônibus para Brasília saindo de Lençóis (empresa Real Expresso).

 

Como irei de ônibus ou de avião, Lençóis parece passagem obrigatória tanto no começo como no final da viagem.

 

Alguém tem alguma idéia mais mirabolante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...