Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina

Postado
  • Membros

Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

• Respostas 1.9k
  • Visualizações 524.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudar

• Hélio Jr1502432675
    Hélio Jr1502432675

Pessoas, atualizei o guia da Chapada Diamantina. São breves descrições de vários atrativos e link para os tracklogs. > https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.ht

• Calbertojr, A ajuda que posso te dar é o link pro meu relato. Fiquei 10 dias por lá, de carro próprio e sem agência. Também fiz todos os passeios que era possível fazer sem guia. Acho que pode te

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Realeza Contemporanea, eu estava lá no festival foi perfeito!! Super indico a Pousada e Hostel Chill Out, bom preço e qualidade. Liga (75) 99168-1448 , é Tim e Whats

Postado
  • Membros

Galera, estou com uma duvida!

Estarei por aquelas bandas entre os dias 22/11 e 10/12, vou chegar por salvador, de onde alugarei um carro.

Eu e minha namorada queremos fazer o Pati em 4 dias, saindo do capão até Andaraí. Problema é, como estaremos de carro alugado, vamos deixa-lo em capão, como posso fazer depois para voltar de andaraí para capão pegar meu carro após os 4 dias de trilha? ::dãã2::ãã2::'> os guias oferecem, as empresas, tem bus? ou deixo em outra cidade o carro?

Abs!!

Postado
  • Membros

Pessoal, tô indo com minha esposa pra Chapada no dia 02/01 direto de Barra Grande e de lá volto pro Rio no dia 09/01 tudo de carro.

Pensei em ficar a primeira noite em Lençóis, depois seguir pro Vale do Capão e por fim Ibicoara e de lá pro Rio.

Como Ibicoara fica mais pro Sul, acho que seria o melhor caminho.

Eu quero fazer também a travessia do Vale do Pati mas não sei como encaixar isso no meu roteiro. Como eu posso dividir meus dias por lá? No toral serão 8 dias e 7 noites.

Essa ordem das cidades é a melhor mesmo, levando em conta que venho de Barra Grande e vou pro Rio depois?

Postado
  • Membros
Pessoal, tô indo com minha esposa pra Chapada no dia 02/01 direto de Barra Grande e de lá volto pro Rio no dia 09/01 tudo de carro.

Pensei em ficar a primeira noite em Lençóis, depois seguir pro Vale do Capão e por fim Ibicoara e de lá pro Rio.

Como Ibicoara fica mais pro Sul, acho que seria o melhor caminho.

Eu quero fazer também a travessia do Vale do Pati mas não sei como encaixar isso no meu roteiro. Como eu posso dividir meus dias por lá? No toral serão 8 dias e 7 noites.

Essa ordem das cidades é a melhor mesmo, levando em conta que venho de Barra Grande e vou pro Rio depois?

se a sua rota for subindo pela 116 até vitória da conquista e por lá pegar a estrada que vai pra região da chapada, vc passará primeiro por ibicoara (na verdade no trevo que dá acesso). depois vc tem a opção de seguir direto pro capão, entrando numa estrada de terra à esquerda um pouco antes de mucugê, passando por guiné (aprox. 70km de terra). ou seguir por asfalto até lençois e depois até palmeiras, pegando uma estrada de terra até o capão (dando uma volta na área do parque nacional).

sobre a travessia, é capão-andaraí? vc teria que descolar uma forma de retornar ao ponto inicial de ônibus (difícil), táxi ou com alguma agência ($$$). talvez mesclar as duas coisas seja melhor, p.ex.: pegar um busão de andaraí até palmeiras (não sei se existe essa linha) e de lá um táxi até o capão.

Postado
  • Membros

Olá!

Chegarei na chapada dia 16 e retornarei dia 26.

Tenho planos de fazer alguns passeios em Lençois e passar alguns dias no Capão.

*Tem alguém indo nessa época e que queira dividir os passeios?

*Sobre passeios, o que acham da distruibuição que fiz abaixo?

Lençois

1 dia: viagem

2dia: Gruta pratinha e azul, Gruta lapa doce, Pai Inácio

3 dia: Cachoeira do mosquito

4 dia: Poço azul e encantado

5 dia:

Vale do Capão

6 dia: Ida ao Capão, Cachoeira da Fumaça, volta cachoeira conceição dos gatos.

7 dia: Buracao

8 dia:

9 dia:

10 dia: fim

Algum passeio compensa mais fazer por Capão do que por Lençois? PS: estarei sem carro.

Obrigada.

Postado
  • Membros

Pessoal,

Vou pela segunda vez para a chapada pela segunda vez na segunda quinzena de Março/16.

Alguém sabe me dizer se ainda pegarei a época de chuvas?

Queria aproveitar e indicar o guia que fez conosco o Vale do Pati. É o Flor, cara muito gente boa.

Este é o face dele https://www.facebook.com/FlorChapada/?fref=ts

Abrs

Postado
  • Membros
Olá!

Chegarei na chapada dia 16 e retornarei dia 26.

Tenho planos de fazer alguns passeios em Lençois e passar alguns dias no Capão.

*Tem alguém indo nessa época e que queira dividir os passeios?

*Sobre passeios, o que acham da distruibuição que fiz abaixo?

Lençois

1 dia: viagem

2dia: Gruta pratinha e azul, Gruta lapa doce, Pai Inácio

3 dia: Cachoeira do mosquito

4 dia: Poço azul e encantado

5 dia:

Vale do Capão

6 dia: Ida ao Capão, Cachoeira da Fumaça, volta cachoeira conceição dos gatos.

7 dia: Buracao

8 dia:

9 dia:

10 dia: fim

Algum passeio compensa mais fazer por Capão do que por Lençois? PS: estarei sem carro.

Obrigada.

Olha Patrícia, o melhor roteiro saindo do capão é o vale do Paty, o trekking mais bonito do Brasil, estou fechando com um guia, Petrucio Trekking o whats app dele é 75 991681448, estou indo dia 22 vamos nessa tb!

Postado
  • Membros

Galera mochileira, acabei de voltar da Chapada (10 dias -17/10 a 26/10) e muitas dicas peguei aqui. Então aqui vai o relato e algumas dicas:

Fomos em 4 pessoas. Descemos no aeroporto de Salvador e alugamos um carro ali mesmo. Fomos direto para Ibicoara e depois fomos subindo até Lençois. O caminho que optamos foi o que passa por Ipirá e depois Mucugê. Waze levou de boa.

Hospedagem:

Ibicoara ficamos na Casa na Roça - perfeita. Rústico e o dono do lugar (Caio) é muito gente fina. Moqueca e prosa de primeira. Ficamos um dia a mais só por conta disso. A esposa dele faz o melhor suco de manga e os cachorros são bons de papo também (CABEÇÃO ::love:: ).

Capão ficamos no Camping do Gorgulho. Também é rústico mas não tivemos muito contato com o pessoal. O dono parecia meio chatão. O Baixinho, dono da pousada do lado, foi bem mais gente boa e nos deu todas as dicas pra Fumaça;

Lençois ficamos no Carlinhos (Pousada do Sossego). Legal também mas cheio de frescura... De qualquer forma recomendo. Tem muitas opções mais afastadas que acho que vale a pena vasculhar.

Passeios:

-Fumacinha por baixo. Estava meio preocupado com os relatos então achei melhor irmos com guia (fomos com o Uilians - pegamos o contato aqui neste post. Valeu!!!). Fizemos cada trecho de ida e volta em 4 horas. Foi cansativo mas valeu muito a pena. A Catedral é impressionante. Nunca vou esquecer. A trilha é complicada só pelas pedras, mas como fomos na época seca, não foi tão difícil como outros relatos. O leito do rio estava baixo e os perigos eram mais relacionados a joelhos e tornozelo. Pedra lascada é animal, bem tranquilo também - é só não se jogar no pechasco e tudo vai ficar bem. Vale muito a pena. O Sol iluminou a cachoeira por volta das 11h45 e durou uns 30 minutos - foi animal.

-Buracão (também com guia obrigatório). Banho e visual incríveis, achei a melhor da Chapada. Vale o dia todo. Pode ir na trilha de boa, qualquer idade (leva 1 hora e é simples). Como não é na beira da estrada a "dificuldade" da trilha transforma a chegada à cachoeira em algo muito emocionante. Muita gente chorou... Alambique do Buracão vale pelo dono e pela cachaça. O cara quis ir pescar com a gente e, bom, aproveite a hospitalidade e simplicidade do povo do local. Isso fez a viagem.

-Poço Azul. Só passamos por Igatu, resolvemos ir direto pro poço azul. Achei mais legal que a Gruta Azul. Rapidinho. Mergulho na caverna com 30-40 mts de profundidade. Água translúcida. Se tiver um óculos de mergulho leve o seu, senão tem lá mas embaça muito o deles.

-Fumaça por cima. Fizemos sem guia pois com duas ou três dicas é de boa. Vire a direita na placa (acho que placa do Ibama, mas é a única placa) e evite os caminhos indicando Paty - procure andar sempre se distanciando do paredão (que vai estar à sua esquerda na ida). Não tem erro. A trilha cansou, subidão violento. Mas vai parando que você chega. O pico é maravilhoso. Mais de 300 metros de queda (estava seca a cachoeira). Vale muito a pena se "arriscar" no precipício - realmente te puxa pra baixo. Fizemos o Riachinho neste dia, que fica bem próximo do Camping do Gorgulho, que ficamos. Vale a pena pra relaxar.

-Conceição dos Gatos. ::otemo:: Zezão é o dono do local e merece tudo o que tem. O pico é ótimo para comer, prosear, tomar uma trago e ver o Por do Sol de dentro do poço. Não tenho muito o que falar daqui. É só uma quedinha com um pocinho, mas...

-Pai Inácio. Se você não for vai perder o cartão postal. É simples e dá pra fazer em 20-30 minutos cada trecho. É simples e lindo demais. Por do Sol nota 10.

-Pratinha e Gruta Azul. É um pico mais armadilhesco (com muitos preços pra tudo, souvenirs e tal) mas é o rio mais transparente que eu já vi. Levamos uma go pro. Véio... Parece piscina com uns peixinhos que gostam de morder mamilo ::lol4:: . É um lugar para relaxar e comer bem. A Gruta Azul é legal também, é uma travessia por uma caverna alagada (com lanterninha e snorkel). É muito simples e bem diferente para quem nunca fez nada assim. Se você for à Pratinha vale a pena fazer (30 dilmas por crânio);

-Mosquitos: cachoeirão da p... Legal demais. Se tiver tempo vá.

-Purificação e Angélica. Poço muito bacana para banho com águas claras e mais quentes. Vale a visita e a trilha é bem tranquila. Dá pra passar um bom tempo também.

Acho que é isso... Não precisa de guia em nenhuma exceto Buracão (e Fumacinha por escolha nossa).

Dicas:

Muito protetor solar e algo pra proteger a cabeça (pegamos Sol muito forte todos os dias);

Leve 2 litros de água para cada um da Fumaça, Buracão e Fumacinha (essa tem umas nascentes que se você for com guia vai ajudar);

Alugue carro pois vai te deixar mais livre pra visitar o que quiser. O tempo muda muita e se fechar tudo antes pode se decepcionar (dizem que tem dias que a pratinha não está tão límpida então você vai ficando atento às dicas do povo que conhece);

Aqui um comentário pessoal = a natureza é incrível mas as pessoas fazem o lugar ser inesquecível. Vá preparado para repensar sua vida.

Até +

Postado
  • Membros

Dídio! Obrigado pelo relato!! Semana q vem estarei por la.

Me diga, quanto o uilians cobrou pela fumacinha? E o buracao? VC dormiu na vila entre estes dois passeios?? Abraço!!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.