Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina

Postado
  • Membros

Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

• Respostas 1.9k
  • Visualizações 502.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudar

• Hélio Jr1502432675
    Hélio Jr1502432675

Pessoas, atualizei o guia da Chapada Diamantina. São breves descrições de vários atrativos e link para os tracklogs. > https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.ht

• Calbertojr, A ajuda que posso te dar é o link pro meu relato. Fiquei 10 dias por lá, de carro próprio e sem agência. Também fiz todos os passeios que era possível fazer sem guia. Acho que pode te

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Galera,

Já fiz a fumacinha por cima e por baixo, sempre com guias. Por cima, é mil, mas, por baixo, multiplique mil por mil. É algo inacreditável. Para mim, de todos os lugares que já estive na Chapada, é o lugar que mais me impressionou.

Em dez/2010, depois de fazer o Vale do Paty [incluindo Cachoeirão por baixo, Morro do Castelo e Cachoeira do Funil), estendi até Ibicoara para fazer a Fumacinha por baixo, já que tinha feito por cima em 2009. Como saí cedinho do Centro de Ibicoara, consegui chegar até a queda em um horário em que os raios de sol ainda iluminavam o cânion. Foi demais!!

Vejam duas fotos surreais. Na primeira, observem a miniatura de gente na parte inferior esquerda da foto e o cone formado pela luminosidade.

20110409234910.JPG

Esta pedra faz do ambiente ainda mais misterioso e especial.

20110409235155.JPG

Postado
  • Membros

Valeu pela dica Marcos! Eu não tinha planejado fazer a Fumacinha devido a dificuldade da trilha, mas pelos relatos e fotos que eu li, vale a pena e agora eu vou! Abraço, Humberto.

Postado
  • Membros

Rapaz, indescritivel o local. Nao deu pra ir na minha primeira vez, mas na proxima irei fazer paty e Buracao e Fumacinha de certo. Agora uma duvida, em que trilha da pra passarmos pelo Gerais do Vieira e outros? ALem disso, alguem pode postar alguma foto desses Gerais?

Postado
  • Membros
Rapaz, indescritivel o local. Nao deu pra ir na minha primeira vez, mas na proxima irei fazer paty e Buracao e Fumacinha de certo. Agora uma duvida, em que trilha da pra passarmos pelo Gerais do Vieira e outros? ALem disso, alguem pode postar alguma foto desses Gerais?

Olá Emmnanuel!

Se eu não me engano, o início da trilha pelo Vale do Pati é pelos Gerais do Vieira. Acho que na Chapada há muitos lugares mais bonitos que os Gerais do Vieira. Acho que ele dentro da trilha do Pati, vc vendo a mudança do relevo e vegetação é legal, mas ir até lá e não passar pelo Cachoeirão etc, não compensa.

Abraço,

Humberto

Postado
  • Membros

Concordo com o HFujita. Quando vc passar para ir ao Pati vc passará pelo Gerais, ir lá só por causa do Gerais não é tão interessante (apesar de não ser uma viagem perdida).

Coloquei em um relato informações e fotos sobre o Gerais: vale-do-capao-chapada-diamantina-ba-2010-t43760.html

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110418211048.jpg 500 375 Legenda da Foto]Vale do Capão visto no caminho para o Gerais[/picturethis]

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20110418211150.jpg 500 375 Legenda da Foto]Gerais do Vieira - a foto clássica[/picturethis]

Postado
  • Membros

Olá Emmanuel,

A trilha que passa pelo Gerais do Vieira é a trilha da travessia do Vale do Pati. Você pode optar por começar esta trilha no Vale do Capão (o mais comum), por Guiné ou por Andaraí. A travessia passa pelo Gerais do Vieira e Gerais do Rio Preto.

A trilha pode ser iniciada no Vale do Capão, em Andaraí ou em Guiné. Tudo depende da disposição para andar e do gosto pessoal. :wink:

Minha sugestão é começar pelo Vale do Capão, e se tiver disposição para um camping selvagem, ir direto para a Toca do Gavião. Assim após o pernoite você pode conhecer o Cachoeirão por cima, que na minha opinião é o lugar mais bonito que conheci na minha viagem à Chapada e o pernoite na Toca vale a pena.

Outra dica é que se você for com um guia, tem uma trilha que desce da parte alta do Cachoeirão para a parte baixa que eu não conheço mas depois ouvi o pessoal comentando.

No meu site tem os posts com os relatos da travessia, fotos e track de GPS. http://destinotrilha.blogspot.com/2011/02/travessia-do-vale-do-pati-parte-1.html

Em breve vou disponibilizar os relatos aqui no fórum.

Abraço.

Postado
  • Membros

OPa, valeu mesmo Humberto, Lycia e Iuri pelas respostas. Realmente pelas fotos e relatos que me falaram ir so pra ve-los nao compensa, mas nao iria fazer isso nao, iria mesmo era fazer o Paty e vou querer com certeza ir no Cachoeirao. Valeu!!!!

Postado
  • Membros

Olá pessoal...

Vou para a Chapada em julho e, antes de iniciar a leitura deste fórum, eu estava com a idéia de contratar uma agencia para fazer os passeios, porém os preços estão realmente abusivos e decidi contratar um guia quando chegar em Lençóis.

Pretendo ficar 10 dias na Chapada e gostaria de pedir indicações de guias pra quem já foi.

Uma indicação que vi aqui mesmo neste fórum foi a do Mikael - Pousada do Sossego.

Outra idéia seria procurar a Associação de Condutores (ACVL).

Vocês têm sugestões?

Outra coisa: Há alguma dificuldade em arranjar guia para fazer os passeios assim "em cima da hora"? Há algum passeio que precise de agendamento prévio?

Valeu.

Postado
  • Membros
Olá pessoal...

Vou para a Chapada em julho e, antes de iniciar a leitura deste fórum, eu estava com a idéia de contratar uma agencia para fazer os passeios, porém os preços estão realmente abusivos e decidi contratar um guia quando chegar em Lençóis.

Pretendo ficar 10 dias na Chapada e gostaria de pedir indicações de guias pra quem já foi.

Uma indicação que vi aqui mesmo neste fórum foi a do Mikael - Pousada do Sossego.

Outra idéia seria procurar a Associação de Condutores (ACVL).

Vocês têm sugestões?

Outra coisa: Há alguma dificuldade em arranjar guia para fazer os passeios assim "em cima da hora"? Há algum passeio que precise de agendamento prévio?

Valeu.

Bem, acho que a Frida pode ter indicar uns bons guias em Lençóis. Depende de onde for (Serrano, Pai Inácio) não vai precisar de guia ou pode contratar um guia mirim, que é mais em conta. Como já relataram no fórum, guia não falta na Chapada e negociar direto com os guias é mais barato que através de atravessadores (agências). Acho que se tiver uma boa referencia de guia, é bom agendar, para vc não perder tempo procurando guia e acabar com um guia ruim.

A Chapada é enorme, uma coisa que seria útil é definir quais as atrações quer conhecer, em quais cidades ficam e qual a logística de deslocamento (alugar um carro, busão, pau de arara etc). Acho que a grande limitação na Chapada é a logística, as linhas intermunicipais tem poucos horários e sem carro, vc fica na mão de agências ou perde muito tempo.

Boa viagem e quando retornar, poste aqui suas dicas, eu vou para lá em setembro.

Abraço,

Postado
  • Membros

Olá Cefers,

Olha só, existe um cartel de guias e agências em Lençóis e toda a Chapada Diamantina, preços e roteiros engessados!!!!! acho bem melhor vc deixar pra procurar e negociar o guia qdo estiver por lá, nem todos fazem parte do cartel, são raros ... mas procurando, vc acha! vc terá a liberdade de tentar barganhar um desconto e conseguido o desconto, vc ainda pode procurar pessoas pra rachar as diárias do guia, sem falar que vc pode fazer seu roteiro, ao seu modo sem ser aquela coisa engessada, que não pode acrescentar/descartar um dia ou uma atração.

abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.