Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

O nosso norte é o sul: Atravessando Brasil e Argentina até Ushuaia ou O caminho para o fim do mundo

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

"No século XII, o geógrafo oficial do reino da Sicília, Al-Idrisi, traçou o mapa do mundo, o mundo que a Europa conhecia, com o sul na parte de cima e o norte na parte de baixo. Isso era habitual na cartografia daquele tempo. E assim, com o sul acima, desenhou o mapa sul-americano, oito séculos depois, o pintor uruguaio Joaquín Torres-García. “Nosso norte é o sul”, disse. “Para ir ao norte, nossos navios não sobem, descem.”

Se o mundo está, como agora está, de pernas pro ar, não seria bom invertê-lo para que pudesse equilibrar-se em seus pés?"

De pernas pro ar, Eduardo Galeano

nossonorte.png.5adef616a2301ae8054841bec89a3745.png 

O nosso norte é o sul, Joaquín Torres-García

Cheguei ontem pela madrugada em casa. Agora sentado na frente do computador sinto uma necessidade, quase insuportável, de contar sobre meu caminhar até o fim do mundo. Foram 50 dias de viagem e mais de 14.000km percorridos por terra. Entre ônibus e caronas percorremos o sul do Brasil e a Patagônia Argentina até Ushuaia, parando em muitos lugares nos dois países. O dinheiro era pouco, mas a vontade era muita. A necessidade que tenho de escrever deve-se as pessoas que de alguma forma nos ajudaram a realizar esta viagem ao extremo sul da América do Sul. Tanta gente boa pelo caminho. Tanta solidariedade. Tanta gratidão.

mini_into(1).thumb.png.389f2860d3ef119217658a9a47f5ce80.png

Pela primeira vez, antes de uma mochilada, eu não estava completamente bem e seguro. Nos meses que antecederam a viagem estava escrevendo a dissertação do meu mestrado (isso, por si só, já era muita tensão) e nesse intervalo de tempo perdi meu pai, a mulher que aprendi a amar resolveu seguir sem minha companhia e quase antes de embarcar perdi minha vó. Como é de se imaginar, meu estado de espírito não era nada bom, na verdade era o pior possível. Com isso tinha muito medo de atrair coisas ruins pelo caminho, como por exemplo ser vítima de violência. Assim, resolvi mudar a ideia de mochilar sozinho e decidi ter uma companhia nessa viagem. Meu amigo/irmão Matheus embarcou comigo nessa jornada. 

mini_fin(1).jpg.94af2e31fa9eedff1f4d47f874c01649.jpg

Enfim, tenho como intuito neste relato contar a história dos lugares por onde passei, minhas histórias nesses mesmos lugares e, principalmente, falar sobre as muitas pessoas (leia-se anjos) que nos ajudaram nesta viagem. Quero contar de maneira honesta os acontecimentos e os sentimentos que me permearam nesses dias, e de alguma forma quero deixar esse texto como agradecimento a cada pessoa que tornou essa viagem algo possível.

Agora vamos ao que interessa, bora comigo reconstruir essa viagem por meio de fotos e palavras!

• Respostas 47
  • Visualizações 20.1k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Diego Minatel
    Diego Minatel

Parte 3 - O casal das ruínas de São Miguel das Missões “Pretender-se que a vida dos homens seja sempre dirigida pela razão é destruir toda a possibilidade de vida.” Guerra e Paz, Leon Tolstoi

• Diego Minatel
    Diego Minatel

Parte 4 - Do Brasil para a Argentina "Oh! Oh! Seu Moço! Do Disco Voador Me leve com você Pra onde você for Oh! Oh! Seu moço! Mas não me deixe aqui Enquanto eu sei que tem Tanta estr

• Diego Minatel
    Diego Minatel

Parte 7 - Frustrações na estrada e a beleza de Puerto Madryn "A viagem não começa quando se percorrem distâncias, mas quando se atravessam as nossas fronteiras interiores. A viagem acontece quand

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

@Diego Minatel Poxa, emocionante o seu relato. Muito obrigado por ter disponibilizado tão belo relato para todos nós,  me fez recordar de forma prazerosa os momentos felizes que passei nos lugares que você esteve e relatou. Voltei no tempo contigo!

Tudo que você recebeu nesta viagem foi resultante do que fez lá atrás. Colhemos o que plantamos.

Muita sorte!

Postado
  • Autor
  • Membros
Em 19/03/2019 em 23:14, casal100 disse:

@Diego Minatel Poxa, emocionante o seu relato. Muito obrigado por ter disponibilizado tão belo relato para todos nós,  me fez recordar de forma prazerosa os momentos felizes que passei nos lugares que você esteve e relatou. Voltei no tempo contigo!

Tudo que você recebeu nesta viagem foi resultante do que fez lá atrás. Colhemos o que plantamos.

Muita sorte!

Muito obrigado, @casal100! Fico feliz em ler suas palavras, muito obrigado de verdade! Espero conseguir fazer metade das suas andanças, que por sinal são demais. Quem sabe um dia desses não nos encontramos em alguma travessia. Muita luz para vocês e um forte abraço.

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros

Só queria agradecer pelo relato! Foi ótimo viajar junto contigo e o Matheus lendo o relato. Se vc gosta de ajudar os outros, tenha certeza que ajudou e ainda vai ajudar muita gente com esse relato.

Mais uma vez, obrigado, e segue na paz! 

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 06/04/2019 em 21:55, Paulo Pittarello disse:

Só queria agradecer pelo relato! Foi ótimo viajar junto contigo e o Matheus lendo o relato. Se vc gosta de ajudar os outros, tenha certeza que ajudou e ainda vai ajudar muita gente com esse relato.

Mais uma vez, obrigado, e segue na paz! 

Valeu, @Paulo Pittarello! Gostei muito das suas palavras. Segue na paz por ai tbm, forte abraço.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

que top irmão parabéns, depois desse relatos me deu mas vontade de seguir em frente com meu projeto, quero muito fazer uma ciclo viagem pro chile bora, valeu meu irmão

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Em 02/09/2019 em 02:01, Jorge.luiz disse:

que top irmão parabéns, depois desse relatos me deu mas vontade de seguir em frente com meu projeto, quero muito fazer uma ciclo viagem pro chile bora, valeu meu irmão

Valeu @Jorge.luiz! Espero que consiga prosseguir com seu projeto de viagens. Quando terminar suas mochiladas deixa seu relato também por aqui, vou querer ler. Abração.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.