Ir para conteúdo

Bolívia + Chile + Peru (26 dias - abril/2015) TUDO por 1.600 dólares!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Capítulo 15: Cusco, a cidade histórica.

 

14/04/15

 

Chegamos às 14h em Cusco. Foram quase mil minutos dentro do ônibus (16 horas, pra vocês não precisarem abrir a calculadora aí rs). Uma boa parte da viagem requer um pouco de controle estomacal, porque é uma curva atrás da outra, subindo cada vez mais. Até eu que não sou de enjoar em viagens acabei fiquei de saco cheio daquilo.

 

A primeira coisa que fizemos ao descer no terminal de buses foi garantir nossa passagem para Puno. Como de costume, compramos o bus-cama da Cruz del Sur por 75 soles. Não é o preço mais barato, a mesma companhia tem opções de semi-cama por 55 soles. Pesquisando em outras empresas, deve sair até por menos. Mas é aquela coisa, em time que está ganhando não se mexe, e a gente estava satisfeito (e, principalmente, preparado) com os serviços anteriores.

 

Compramos para o ônibus noturno (saída 22h) do dia 18 (dia em que retornaríamos de Machu Picchu).

 

Na saída do terminal, há vários táxis disponíveis. São mais caros, pois se dizem mais “seguros”, e vão tentar te convencer a não pegar os táxis na rua. Não demos ouvidos por já estarmos preparados para isso, e seguimos adiante. Ali fora, pagamos 5 soles para um taxista nos levar até o Pariwana Hostel, que se localiza na região próxima à Plaza de Armas.

 

Eu gostei do Pariwana. Bem organizado, quartos limpos, banheiro bem estruturado. Não é o estilo baladeiro do Wild Rover de Arequipa (que dizem ser o melhor Wild Rover de todos), mas atendeu bem às minhas expectativas. Pegamos um quarto compartilhado por 30 soles a diária para cada (fechamos 2 diárias).

 

22330232392_0ac39c5364_k.jpg01_cusco_pariwana_hostel by Rodrigo Alcure, no Flickr

Pariwana Hostel.

 

Fomos logo almoçar, porque a fome estava gigante. Pagamos 10 soles num prato de comida + refrigerante numa das mil ruas cheias de restaurantes por lá. Depois, fomos pesquisar agências para fechar os passeios dos dias seguintes.

 

Cusco é uma cidade muito visitada, seja por conta de toda a cultura Inca, seja por ser caminho do ponto turístico mais visitado da América do Sul: Machu Picchu.

 

Infelizmente, nosso roteiro não nos permitia muito tempo por lá. Só teríamos a tarde e a noite desse dia, mais o outro dia todo, antes de seguirmos para Aguas Calientes. Não vou mentir pra vocês dizendo que isso estava fora do nosso alcance. A verdade é que em nenhum momento eu senti muuuuita vontade de ficar muito tempo lá (talvez um dia a mais eu gostaria de poder ter ficado), mas é inegável que é uma cidade linda, e que muitos mochileiros fazem questão de passar pelo menos 3 ou 4 dias nela.

 

Vou tentar explicar um pouco como funciona o sistema de passeios em Cusco. A cidade possui muitos sítios arqueológicos e museus para se visitar, e a maioria deles não possui bilheteria na entrada. A forma que o governo peruano encontrou para arrecadar as taxas de preservação desses lugares foi através do “Boleto Turístico” que vocês já devem ter ouvido falar.

 

Basicamente, são 2 opções: o Boleto Turístico Geral e o Boleto Turístico Parcial, sendo:

 

Boleto Turístico Geral

- 130 soles (estudante com carteirinha internacional paga 70);

- Válido por 10 dias;

- É nominal e intransferível;

- Permite visitar todos os locais, basicamente (16, no total), entre sítios arqueológicos, museus e monumentos.

 

Boleto Turístico Parcial

- 70 soles (creio não tenha desconto pra estudantes);

- Válido por 2 dias consecutivos;

- É nominal e intransferível;

- São 3 opções de boletos (circuitos), sendo:

 

Circuito 1: City Tour

Esse “city tour” é na verdade uma visita aos sítios arqueológicos que ficam no entorno da cidade de Cusco. São eles: Saqsayhuamán, Q’enko, Puka Pukara e Tambomachay. Esse passeio costuma levar o dia todo.

 

Circuito 2: Museus

Permite conhecer museus, monumentos e centros de arte. São eles: Museo Municipal de Arte Cotemporáneo, Museo Histórico Regional, Museo de Arte Popular, Museo de Sitio del Qoricancha, Centro Qosqo de Arte Nativo, Monumento ao Inka Pachaquteq, Pikillacta e Tipón.

 

Circuito 3: Valle Sagrado de los Incas

Permite visitar 4 sítios arqueológicos no Valle Sagrado de los Incas. São eles: Ollantaytambo, Moray, Pisac e Chinchero. Dos 3 circuitos, talvez esse seja o mais “bonito” e procurado pelos mochileiros, e certamente o mais distante. Leva o dia todo e necessita contratar agência.

 

Seu boleto fica com seu nome e a data de validade, e nele há o nome e as imagens dos locais que você pode visitar. Como cada boleto só permite conhecer uma vez cada lugar, na entrada eles fazem um pequeno furo no papel em cima da imagem daquele local que você está visitando.

 

boletos.jpg.4495df508f4769f95614b5ce6980b40b.jpg

 

Como só poderíamos realizar um desses circuitos, já que só teríamos o dia de amanhã disponível, optamos pelo Valle Sagrado de los Incas. Pesquisamos várias agências até achar um bom preço, e fechamos por 23 soles (inclui transporte e guia, basicamente). O Boleto Parcial nós compraríamos em Pisaq, que era a primeira parada prevista. Vale lembrar que esse passeio do Valle Sagrado segue o roteiro Pisaq – Ollantaytambo – Chinchero. O Boleto também te permite vistar as ruínas de Moray, mas aí já é um passeio a parte.

 

Quanto às formas de se chegar a Machu Picchu, são basicamente três:

 

1) Trem;

2) Trilhas;

3) Van + trilha.

 

1) O trem é a opção mais confortável e, naturalmente, mais cara, considerando o tempo percorrido. Esse trajeto da Peru Rail é considerado o trajeto de trem mais caro do mundo por km percorrido (pasmem), variando de 130 a mais de 1.000 dólares pra 2 horas de viagem. Vai de Cusco (Poroy) até Aguas Calientes. Uma opção menos cara é comprar o trecho de ida partindo de Ollantaytambo até Aguas Calientes. Muitos viajantes costumam fazer dessa forma, pois em Ollantaytambo há uma estação pela qual passa o trem, e no passeio do Valle Sagrado a gente passa por Ollantaytambo. Ou seja, eles saem cedo para o passeio do Valle Sagrado, visitam Pisaq, visitam Ollantaytambo e, ao invés de seguirem para Chinchero, já ficam por ali para pegar o trem pra Machu Picchu.

 

2) Em relação às trilhas, há várias opções. As mais tradicionais são a Trilha Inca (4 dias e 3 noites, 45km percorridos – também há opções de 2 dias, suponho) e a Salkantay (5 dias e 4 noites, 55km percorridos). Costuma-se andar de 6 a 8 horas por dia e dormir em acampamentos. São ótimas opções para os mais aventureiros e que possuem tempo e disposição para tal. Só estou meio por fora dos preços, a galera que fez podia ajudar aí nos comentários.

 

3) Já o circuito van + trilha é o mais econômico, e o que eu optei por fazer. Você fecha com uma agência o transporte de van (ou pode ir de táxi) de Cusco até a hidrelétrica da cidade de Santa Teresa. São horas e horas de viagem por uma estrada bem sinuosa, muitos diriam até perigosa. De lá, você faz uma trilha que dura de 2h a 4h, dependendo do seu ritmo, caminhando pelos trilhos do trem. É uma caminhada plana, tranquila, e MUITO BONITA, você segue literalmente dentro da mata andina. E não é perigoso porque há espaço suficiente nas laterais para você ficar quando o trem passa.

 

Na mesma agência que fechamos o passeio do Valle Sagrado, fechamos também as vans para a hidrelétrica. Ida e volta ficou por 70 soles, sendo ida no dia 16 e volta no dia 18. Com isso, teríamos o dia 17 inteiro para conhecer Machu Picchu, sem pressa nenhuma, já que dormiríamos duas noites em Aguas Calientes.

 

Passeios devidamente fechados, fomos aproveitar o resto do dia dando uma volta pela cidade. E qual é o melhor lugar pra se conhecer nessas horas? Os mercados, é claro. Seguimos pelas áreas mais populares, conhecemos o Mercado San Pedro, alguns mercados de rua, e toda aquela deliciosa e típica confusão. Compramos algumas coisas, como ímãs de geladeira, luvas de alpacas, frutas típicas (nectarina, fruto do cacto e granadilla, uma espécie de maracujá, só que bem doce, delicioso demais), alguns pacotes de biscoito, e não gastamos mais que 13 soles cada.

 

Depois, para jantar, comemos uma pizza tamanho família + pão de alho + suco numa charmosa (e quente, porque essa cidade faz um frio do CÃO) pizzaria, e a conta toda deu 24 soles.

 

De barriga cheia, voltamos para o hotel. No dia seguinte começaríamos a conhecer de perto toda aquela riqueza da cultura Inca. E é realmente de impressionar.

 

22155507238_cacdf2d9ba_k.jpg02_cusco_plaza_de_armas by Rodrigo Alcure, no Flickr

Cusco, Plaza de Armas.

 

22155500308_2f1adce146_k.jpg03_cusco_plaza_de_armas by Rodrigo Alcure, no Flickr

Cusco, Plaza de Armas.

 

22155495818_b94eae8753_k.jpg04_cusco_plaza_de_armas by Rodrigo Alcure, no Flickr

Cusco, Plaza de Armas.

 

22353881301_3977a986a5_k.jpg05_cusco_mama_africa by Rodrigo Alcure, no Flickr

O famoso Mama Africa - achei legal, mas esperava mais.

 

22330201902_c6762c28ce_k.jpg06_cusco by Rodrigo Alcure, no Flickr

Pelas ruas de Cusco.

 

21722133773_04fc32a7ef_k.jpg07_cusco by Rodrigo Alcure, no Flickr

Mercados em Cusco.

 

22155467998_f5880d13e3_k.jpg08_cusco by Rodrigo Alcure, no Flickr

Mercados em Cusco.

 

22343210195_e4430fd679_k.jpg09_cusco by Rodrigo Alcure, no Flickr

O trânsito sempre "tranquilo" nessas cidades.

 

 

SALDO DO DIA:

s/75 bus-cama Cusco x Puno

s/5 taxi até o hostel

s/60 duas diárias Pariwanna Hostel

s/10 almoço + refrigerante

s/23 passeio Valle Sagrado (agência)

s/70 ida e volta de van para Aguas Calientes (agência)

s/13 gastos no mercado

s/12 pizza + suco

 

TOTAL: s/268 (US$ 80)

 

Próximo capítulo: O Valle Sagrado dos Incas.

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que fotos lindas!!!

 

Eu fiz a Salkantay em janeiro. Salvo engano, são 70 km. Paguei 200 dólares tudo. E foram as melhores comidas da viagem toda. Indico demaisssss! Os guias são incríveis <3

 

https://www.facebook.com/Mountain-Gods-Peru-272436479597513/?ref=br_rs

 

Mountain Gods Peru

mountaingodsperu@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Que fotos lindas!!!

 

Eu fiz a Salkantay em janeiro. Salvo engano, são 70 km. Paguei 200 dólares tudo. E foram as melhores comidas da viagem toda. Indico demaisssss! Os guias são incríveis <3

 

https://www.facebook.com/Mountain-Gods-Peru-272436479597513/?ref=br_rs

 

Mountain Gods Peru

mountaingodsperu@gmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Já estou aqui de olho ...hahaha

Poxa mano, tu não sentiu vontade de ficar em Cusco? :|

 

Meu roteiro está assim nesta parte:

Cusco- a tarde

Cusco- de boa na lagoa ::hãã2::

Cusco-Valle Sagrado(parcial)

Cusco-AC ::quilpish::

AC-MP-AC ::quilpish::

AC-Cusco-Puno ::quilpish::

(aqui acho que eu morro) ::essa::

 

Pois é, Fran. Não tava tão empolgado quanto a maioria. Estava mais ansioso por outras partes da viagem rs.

 

Seu roteiro tá bem legal, relaxa que vai morrer não rs. Dá pra fazer isso tudo sem cansar muito. A verdade é que qualquer coisa pra mim depois do Cañon del Colca virou "passeio no parque" nesse mochilão haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Que fotos lindas!!!

 

Eu fiz a Salkantay em janeiro. Salvo engano, são 70 km. Paguei 200 dólares tudo. E foram as melhores comidas da viagem toda. Indico demaisssss! Os guias são incríveis <3

 

https://www.facebook.com/Mountain-Gods-Peru-272436479597513/?ref=br_rs

 

Mountain Gods Peru

mountaingodsperu@gmail.com

 

Valeu, Juliana! ::otemo:: Todo mundo fala da comida. Vi por umas fotos e pareciam ótimas, mesmo.

 

Numa futura volta a Machu Picchu certamente farei ida pela Salkantay e volta de trenzinho hehehe. ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí Rodrigo tudo bem?

 

Cara vou fazer o mochilão por esses países em Janeiro, e estou super curtindo o seu relato, o melhor até agora (estou pegando várias dicas) .

Vou fazer um roteiro linear, chegando por Cusco, mas terminando por Santiago, entretanto passarei pelos mesmos lugares que você,.. Copacabana, La Paz, Uyuni...

O meu único problema é que terei apenas 16 dias pra fazer toda essa jornada, por tanto estou tentando otimizar o meu tempo o máximo possível e tentar priorizar os lugares que mais tenho vontade de conhecer.

Vou chegar em Cusco por volta das 6 da manha (detalhe terei passado a madrugada no aeroporto de Lima) , e sigo pra Aguas Calientes já no dia seguinte , Após Machu Picchu , não terei a oportunidade de voltar a ficar em Cusco.

Dúvida: você acha que dá pra aproveitar o passei dos sítios arqueológicos no dia q eu chegar em Cuzco? No melhor das hipóteses acho que até as 8 da manha já terei conseguido chegar no hostel.

Que horas começa o passeio? leva o dia todo? Tenho medo de não conseguir dormir direito na madrugada e chegar totalmente cansado em Cuzco, portanto sem poder aproveitar o meu primeiro dia.

O que você acha? Será que dá pra aguentar? rssrsr

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mano, te amolar de novo!!! vi que você fez um pacote para Chacaltaya, valle e Dunwhill !Você reservou antes e pagou lá?como c fez?

Porque devo chegar em La Paz só a noite , e no dia seguinte já queria fazer Chacaltaya ou Dunwhiil....já que terei 3 dias em La paz, e no terceiro dia não tem como fazer esses passeios já que demoram e quero ir mais cedo para Santa Cruz pois meu voo sairá as 13:30 ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...