Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Saudações mochileiros!

 

Estou desembarcando em Lençois no dia 02-04-15

 

Estou pensando em fazer o trekking do Capão a Andaraí

 

Alguém pode me informar se é possível fazer a travessia sem um guia. Dispondo apenas de um mapa ?

 

 

Att

 

Danillo Gabriel

 

Olá Danilo, estarei indo na mesma data que vc. Vc vai fazer somente o trekking ou os outros passeios tbm??? Tô em busca de companhias.

 

 

Olá Carol...

 

Estou chegando em Lençois (ou Palmeiras) dia 02-04 e ficarei até 11-04.

 

Farei o Trekking sim, mas tou planejando ainda como será.

 

Pretendo ir sem guia mesmo pois como é feriado vai estar muito movimentado.

 

Estou tentando encaixar no roteiro ainda o Poço Azul e o Poço encantado.

 

Mas nada decidido ainda.

 

Como será seu roteiro?

Também estou em busca da companhias!

 

OOii...chego dia 02 em lençõis fico até dia 11 tbm...depois desço pra Morro de sp e fico até 16/04

Me add no whatsapp dps que te envio um esboço que fiz dos passeios que pretendo fazer.

Trekking eu vi o preço com um guia...ele tá cobrando 900pilas 5 dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Para alugar carro recomendo reservar, pois voltamos de lá agora e em janeiro simplesmente não tinha disponibilidade!

Achamos o lugar lindo, mas algumas coisas já são bem exploradas e hospedagem/alimentação/passeios são caros - pelo menos nessa época.

Apesar de ser período de chuva, não estava chovendo e a fumaça estava por um fio. Desistimos de fazê-la por baixo tanto pelo cansaço físico como pela pouca quantidade de água.

Achei algumas trilhas bem perigosas, pois os locais são de difícil acesso, pegam pouco sol e muita umidade, resultando em superfícies escorregadias que exigem bastante atenção. Meu namorado fissurou um dedo indo pro Mixila =/ e ele é bastante experiente, só deu azar que justo nessa caminhada se faz a maior parte descalço, já que alguns trechos são feitos a nado. Eu também escorreguei feio numa pedra lisa e molhada. Felizmente nada grave - conseguimos voltar para o acampamento num ritmo bem mais lento, chegando à noite e com chuva =/

Outro alerta é para os guias...aquilo é uma máfia! Recomendo pesquisar bem e conversar muito antes de fechar qualquer passeio...até algumas indicações aqui do site não deram certo (pela 1ª vez), como quando contatamos o Samuca Correria, fechamos cachoeira do Sossego para o dia seguinte (supostamente com um grupo que ele disse que tinha saindo com outro guia) e ninguém apareceu para nos buscar. Acabamos fazendo sozinhos e descobrimos que o guia não era tão necessário assim.

Também existem muito intermediários, você acaba pagando ágio em tudo =( Para passeios que existem muito deslocamento na estrada e pouca trilha no mato recomendo fortemente contatar diretamente os taxistas e fazer um pacote fechado que sai bem mais barato. Fizemos Gruta da Torrinha e Cachoeira do Mosquito assim, com o Ailton, primo do Mateus (só tenho o celular deste: (75) 9966-8363). Por incrível que pareça, ele não é nativo, não é tão antigo na Chapada e mesmo assim foi um dos melhores "guias" que tivemos, indo até embaixo da cachoeira conosco em vez de esperar cochilando no carro como a maioria faz.

Qualquer dúvida mais especifica podem perguntar ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Para alugar carro recomendo reservar, pois voltamos de lá agora e em janeiro simplesmente não tinha disponibilidade!

Achamos o lugar lindo, mas algumas coisas já são bem exploradas e hospedagem/alimentação/passeios são caros - pelo menos nessa época.

Apesar de ser período de chuva, não estava chovendo e a fumaça estava por um fio. Desistimos de fazê-la por baixo tanto pelo cansaço físico como pela pouca quantidade de água.

Achei algumas trilhas bem perigosas, pois os locais são de difícil acesso, pegam pouco sol e muita umidade, resultando em superfícies escorregadias que exigem bastante atenção. Meu namorado fissurou um dedo indo pro Mixila =/ e ele é bastante experiente, só deu azar que justo nessa caminhada se faz a maior parte descalço, já que alguns trechos são feitos a nado. Eu também escorreguei feio numa pedra lisa e molhada. Felizmente nada grave - conseguimos voltar para o acampamento num ritmo bem mais lento, chegando à noite e com chuva =/

Outro alerta é para os guias...aquilo é uma máfia! Recomendo pesquisar bem e conversar muito antes de fechar qualquer passeio...até algumas indicações aqui do site não deram certo (pela 1ª vez), como quando contatamos o Samuca Correria, fechamos cachoeira do Sossego para o dia seguinte (supostamente com um grupo que ele disse que tinha saindo com outro guia) e ninguém apareceu para nos buscar. Acabamos fazendo sozinhos e descobrimos que o guia não era tão necessário assim.

Também existem muito intermediários, você acaba pagando ágio em tudo =( Para passeios que existem muito deslocamento na estrada e pouca trilha no mato recomendo fortemente contatar diretamente os taxistas e fazer um pacote fechado que sai bem mais barato. Fizemos Gruta da Torrinha e Cachoeira do Mosquito assim, com o Ailton, primo do Mateus (só tenho o celular deste: (75) 9966-8363). Por incrível que pareça, ele não é nativo, não é tão antigo na Chapada e mesmo assim foi um dos melhores "guias" que tivemos, indo até embaixo da cachoeira conosco em vez de esperar cochilando no carro como a maioria faz.

Qualquer dúvida mais especifica podem perguntar ;)

 

Samyss, diante do seu relato, confesso q fiquei um tanto apavorada. rsrs

Estarei indo pra Chapada no mês de abril. A princípio pensei em achar alguém lá msm pra dividir passeios. Já que irei sozinha.

O que vc me indicaria???

Vi no tópico mtas indicações de um guia chamado Dmitri de Igatu, bem recomendado. Ele está cobrando 900 pila o vale do pati por 5 dias. O que vc acha??

Em último caso pensei em contratar guias no próprio hostel q ficarei, o Hi Hostel Chapada. Que por sinal é meio caro. Mas como irei sozinha até então, fico com receio de fazer trilhas sozinha, uma vez q tenha pouca experiência em trilhas longas. Aguardo seu retorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olha, sou suspeita para falar sobre o hostel porque sempre procuro ficar em albergues e geralmente gosto muito do serviço. Porém na Chapada não conseguimos vaga para casal no hostel e mesmo tentando fazer alguns passeios com eles não deu certo (cobram acima do valor e mesmo conseguindo mais pessoas não baixa! ¬¬)

Sugiro encontrar pessoas que queiram fazer o mesmo que você e ir bolando um roteiro sempre com mais gente junto. Eu fui com meu namorado e mesmo assim às vezes foi difícil conseguir fechar 4 pra conseguir fazer o passeio mais em conta (com carro cheio). Algumas trilhas são fáceis e movimentadas...não vejo necessidade de guias para Serrano-Cachoeirinha-Primavera, Sossego e Ribeirão do Meio (há caminhos marcados, setas riscadas nas pedras indicando a direção e muita gente passando indo pro mesmo lugar que você). Já para passeios mais longos, acho indispensável! Paty saindo do Vale do Capão estava custando a partir de R$800, mas tem opções para 3,4 e 5 dias, então o seu valor está bem razoável. Pagamos mais do que isso para fazer Mixila, mas não fechou grupo e queríamos muito fazer pelo menos uma trilha com acampamento e acabamos indo só nós e o guia, ficando caro =/

No hostel achará pessoas...vai perguntando desde cedo o que cada um pretende fazer e quando, pra ver se fechar com seu roteiro. Nós fomos com programação flexível, marcando os passeios de um dia pro outro conforme encontrávamos pessoas ou recorrendo a agências quando precisou. Tive atendimento muito bom na Nas Alturas e na Zen (ficam abertos até tarde e nos socorreram na logística do roteiro, conseguindo lugar em cima da hora hehe).

Outra dica é tentar agendar tudo sempre até às 20h do dia anterior. Depois disso fica mais difícil...

Alguns roteiros são vendidos como "tudo incluído: carro e guia", sendo que o cara te leva lá sem falar nada e fica esperando no veículo ¬¬ Ex: grutas (Lapa Doce, Torrinha, Pratinha e Azul), Pai Inácio, Mucugezinho/Poço do Diabo e Mosquito só precisam de transporte. O resto você faz sozinho ou com o guia do local, que já vai estar incluído no seu ingresso. Para esses, um táxi dividido com o maior número de pessoas possível é a melhor opção.

Mas vai tranquila e não se assuste! Lá é lugar pra não se preocupar hehe

O lugar é lindo, maravilhoso e encantador. Dá vontade de ficar dias no Capão só pra ver a lua cheia nascendo no pé do morro...perfeito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Não fizemos Paty, mas não recomendo nenhuma trilha longa (+de 1 dia) sem guia.

Ao redor de Lençóis e do Capão não tivemos dificuldades, mas escutamos muitos relatos e histórias de gente que se perde ou se machuca feio.

A única trilha que fizemos de 2 dias foi Mixila e tanto eu como meu namorado nos machucamos =( Na real se tivesse sido mais sério nem o guia teria ajudado mto hehe =p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Samyss, diante do seu relato, confesso q fiquei um tanto apavorada. rsrs

Estarei indo pra Chapada no mês de abril. A princípio pensei em achar alguém lá msm pra dividir passeios. Já que irei sozinha.

O que vc me indicaria???

Vi no tópico mtas indicações de um guia chamado Dmitri de Igatu, bem recomendado. Ele está cobrando 900 pila o vale do pati por 5 dias. O que vc acha??

Em último caso pensei em contratar guias no próprio hostel q ficarei, o Hi Hostel Chapada. Que por sinal é meio caro. Mas como irei sozinha até então, fico com receio de fazer trilhas sozinha, uma vez q tenha pouca experiência em trilhas longas. Aguardo seu retorno.

 

Oi Carol!

eu fui pra Chapada em setembro passado sozinha e foi muito tranquilo.. no próprio ônibus de ida entre Salvador e Lençóis já conheci gente, e nas pousadas você conhece mais pessoas também..a cidade tem muita agência, maas são caras, fiz orçamento antes de viajar e tava mtoo caro, isso que era baixa temporada.. fechei os passeios diretamente lá que dá pra arranjar mais barato.. eu fechei pela pousada que fiquei.. um dos guias que trabalhou com a gente é muito gente boa e faz um preço melhor (não que seja barato necessariamente). Segue o contato dele:

 

Lio Tur

(75) 9805-0689 (vivo) / (75) 9205-1322 / facebook: eliandrobatistasenna

 

O Dmitri é muito gente boa também, e tb recebi indicações dele quando pensava em fazer o Pati - essa trilha é a única que vc tem que fechar antes, pq depende de grupo pra poder sair..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em abril deste ano, vamos passar pela Chapada Diamantina, período curto, chegamos num dia, ficamos um inteiro e saímos no terceiro. Vamos de moto, com destino final em Natal -RN. Bom vamos ao que interessa, em Lencois seria melhor por ser mais estruturada, bancos, pousadas, hotéis, restaurantes, etc...preciso de uma pousada ou hotel com garagem, pois vamos de moto, alguém sabe algum legal e com bom preço! E uma dica de passeio de um dia, mais tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Paulo!

 

pra fazer o básico lá na Chapada, recomendaria o roteiro 1, que passa nos locais: Rio Mucugezinho e Poço do Diabo, Lapa Doce, Gruta Azul, Gruta e Rio da Pratinha, Morro do Pai Inácio

 

ou vc pode fazer alguns passeios do roteiro 1 em meio dia.. e no dia inteiro fazer a Fumaça, por exemplo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Boa noite! Acabei de colocar a última parte do relato de viagem à Chapada Diamantina no Blog, essa última parte fala sobre Lençóis, Pratinha, Cachoeira do Mosquito, Ribeirão do Meio, Morro do Pai Inácio, Cachoeira do Pai Inácio... espero que ajude!

http://awaywthebirds.blogspot.com.br/2015/02/chapada-diamantina-9-dias-parte-5.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...