Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros
Olá pessoas felizes desse fórum. Essa é a minha primeira mensagem e quero a ajuda de vocês.

Eu tenho um sonho que está perto de realizar-se em breve (digamos que está na gestação).

Eu vou ainda esse ano, mês a definir a partir do segundo semestre pra Chapada Diamantina.

Eu achei umas dicas na net e com base nisso montei o roteiro.

 

Ainda estou na dúvida se vou de avião até Salvador (moro em Fortaleza) e de lá alugo um carro, ou se, vou de carro partindo de Fortaleza (o meu carro é 4x4).

 

Fortaleza - Lencóis são 1300 km e Salvador - Lencóis são 420km. Eu optaria por vir com o carro (ainda mais por ser 4x4, se for alugar em salvador vai pegar um carro mais inferior) e fazer uma parada no meio do caminho.

 

Definindo essas dúvidas o roteiro é o seguinte:

 

 

1º dia - chegar em Lençois e procurar uma hospedagem. Após acomodar-me eu vou fazer a primeira conferida no local e fazer uma visitinha no Morro do Pai Inácio. Dizem as boas linguas que de lá tem-se um bela vista da chapada. Volto a pousada e já pensando no segundo dia. hehe

 

2º dia - Partirei de Lençóis com destino ao rio Mucugezinho e conhecer a Cachoeira do Diabo. Fico durante a manhã e depois sigo rumo a cidade de Iraquara conhecer a Gruta da Lapa Doce e Gruta da Pratinha. Não conheço a região e não sei se há hospedagem lá ou se é melhor voltar a Lençóis.

 

Nesse segundo dia aconselho a troca de Lapa Doce pela Torrinha (vá na Pratinha primeiro), e na volta se hospede no Capão. Voltar para Lencóis é total contramão, considerando que no dia seguinte irá para a Fumaça.

 

3º dia - Eu quero ir até a Palmeiras (podia ser Corinthians o nome da cidade. rs). Lá eu quero conhecer a Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho. Volto pra

Pousada para dormir.

 

A cachoeira da fumaça fica no Capão, um povoado 20 km depois de Palmeiras. Nesse dia, vc acorda no Capão, vai na Fumaça e Riacinho, e volta a dormir no Capão.

 

4º dia - Povoado do Bomba. Quero ir no Gerais do Vieira, Rio Preto, Vale do Pati e Beco da Guiné. Queria um grupo, será que é fácil de achar? Devo voltar

pra pousada em Lençóis.

 

Impossível fazer isso tudo no mesmo dia...rsrs. Ainda mais voltando para Lençóis. Aconselho nesse dia ir no Bomba e Gerias do Vieira e voltar para o Capão.

No dia seguinte (um dia extra nesse seu roteiro) sairia do Capão para Guiné de carro, e iria no Rio Preto e Mirante do Pati (Vale do Pati, com muitas atrações pra conhecer, é uma trilha de pelo menos 3 dias). Volta e dorme no Guiné.

 

5º dia - Rumar para a cidade de Itaete e visitar o Poço Encantado e depois enfim conhecer o Poço Azul (colocar enfim a capa do meu face com aquela foto clichê).

Acorda no Guiné e vai para o Poço Azul/Encantado via estrada de terra, passando por Mucugê. Depois do Poços volta e dorme em Mucugê.

 

6º dia em análise - Eu não sei se é válido o 6º dia, mas se sim eu queria turistar em Ibicoara, conhecer a Cachoeira do Buracão e talvez ir até Mucugê conhecer a arquitetura local. Dizem ser bem bonita as casas no estilo colonial,

mas não é certeza d'eu ir.

 

Aconselho muito ir no Buracão. Vale muito a pena. Vc acordaria, nesse dia, no Mucugê e iria para Ibicoara, faria o Buracão e voltaria para dormir em Mucugê ou Lencóis. Dia seguinte voltaria para Fortaleza

 

Ainda não sei quando vou, mas pretendo ir em setembro ou outubro. Não sei qual será a pousada e aceito dicas.

 

Que comecem as dicas de tudo: Hospedagem, o que incluir e o que retirar, onde comer, onde encontrar guias bacanas.

 

Detalhes, meus roteiro são sempre de praias e mais praias, afinal, que paulistano não gosta de uma boa praia, né? Então, bora quebrar a rotina. rs

A principio eu vou sozinho, mas pretendo convencer a namorada a ir comigo. Campanha Go Valéria, A Chapada nos Espera. hehe

 

Desde já, eu agradeço a ajuda de todos..

Essas foram minhas dicas, leia mais tópicos aqui no forum, tem muita coisa boa. Bom passeio!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jemoliveira,

 

Quando fui em março passado, aluguei o carro pela Foco. É uma empresa nova, com tarifas que eram mais baratas, e carros novos (pelo menos comigo foi assim). Eles tem uma van que te pega no aeroporto e leva até a garagem deles - que é ali perto mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Albérico, muito grato por sua colaboração.

Então eu devo ir de carro (quase certeza) e meu roteiro otimizado ficaria assim:

 

1º dia - Eu mantenho a programação de chegar em Lençois e procurar uma hospedagem. Após acomodar-me eu vou fazer a primeira conferida no local e fazer uma visitinha no Morro do Pai Inácio. Dizem as boas linguas que de lá tem-se um bela vista da chapada. Volto a pousada e já pensando no segundo dia. hehe

 

2º dia - Partirei de Lençóis com destino ao rio Mucugezinho e conhecer a Cachoeira do Diabo. Fico durante a manhã e depois sigo rumo a cidade de Iraquara conhecer a Gruta da Pratinha e Gruta da Torrinha (dá pra fazer os 3 durante um dia?). Hospedo-me no Capão (dicas?).

 

3º dia - Já ficou lindo por tirar o Palmeiras do roteiro. rs .... Mantenho Cachoeiras da Fumaça e Riachinho. Retorno pra pousada em Capão.

 

4º dia - Povoado do Bomba e Gerais do Vieira. Retorno pra Capão.

 

5º dia - Pé na estrada e vamos pra Guiné... Faríamos o Rio Preto e parte do Vale do Pati... Com certeza eu vou no Mirante do Pati. E descansarei em Guiné.

 

6º dia - Vamos ao trecho que deve ser o mais clichê da CD. Poços Azul/Encantado. Meu sonho. rs E roncarei feito um camelo na cidade de Mucugê.

 

7º dia - Turistar em Ibicoara, fazer a cachoeira do Buracão e roncar em algum canto da CD.

 

Meu, Albérico... adorei as dicas e já está tudo anotado, já comecei a pesquisar algumas pousadas no Booking e devo ir mesmo em Setembro/Outubro. Sem querer abusar da sua gentileza, mas essa é a melhor época? Não gostaria muito de chuvas no meu roteiro (pelo menos não muito). rs

 

Será uma ótima viagem e espero que tenha amigos viajantes daqui do blog lá no dia. rs

 

Abraço a todos e Vamos a Chapada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Michel,

As dicas do Albérico são super válidas. Você vai rodar bastante por lá e terá que dormir em diferentes cidades para otimizar seus passeios. No Capão recomendo mto a Pé no Mato e em Mucugê a Pé de Serra parecia muito boa (tomamos café da manhã lá antes de seguir pro Buracão). Talvez fique complicado fazer Buracão e seguir pra Lençois no mesmo dia(é longe d+++), então cogite dormir novamente em Mucugê ou talvez em Igatu (vale a pena conhecer tb). Ah, sobre o primeiro dia, dependendo do horário que chegar pode fazer o roteiro de Lençóis por Serrano, Primavera, etc e depois seguir pro pôr-do-sol no Pai Inácio (ou ainda deixá-lo para o dia das grutas, pois fica bem no caminho - basta sair cedo para fazer tudo e chegar lá antes das 17h OBS: Mucugezino e Poço são menos interessantes nesse roteiro, então sugiro não perder mto tempo lá).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Galera criei esse roteiro de acordo com algumas coisas que li na internet e no forum aqui

Alguém tem alguma sugestão para dar?

 

Lençóis

1º Dia (Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Cachoeirinha do Pai Inácio e Morro do Pai Inácio)

2º Dia (Gruta da Lapa Doce, Grutas Torrinha, Fumaça e Pratinha + Azul)

3º Dia (Sossego e Ribeirão do Meio)

4º Dia (Cachoeira dos Mosquitos e Serra das Paridas)

5º Dia (Gruta do Lapão "Bom para se fazer rapel")

 

Andarai

6º Dia (Poco Azul e Poco Encantado)

7º Dia (Rampa do Caím + Cachoeira Donana + Toca do Morcego "loja e mirante")

 

Mucuge

8º Dia (Cachoeira do Buracão)

9º Dia (Cachoeira da Fumacinha - Por cima)

10º Dia (Cachoeira da Fumacinha - Por baixo)

11º Dia (Cachoeira das 3 Barras, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira do Bequinho, Serra do Capa Bode, Cachoeira do Vitorino,Cachoeira do córrego do meio, Igatu)

12º Dia (Cachoeiras Tiburtino, Andorinhas, Funis e Cardoso)

 

Vale do Capão

13º Dia (Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho)

14° dia - (Cachoeirão por cima)

15° dia - (Cachoeirão por baixo)

 

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...