Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

e caso vc queira comparar, ou qualquer outra coisa, meu roteiro da chapada tá sendo esse aqui:

 

1: formosa do rio preto > vale do capão = aprox 615km.

2: vale do capão = trilha pro morrão e águas claras (aprox. 12km de ida)

3: vale do capão > mucugê > ibicoara = (90 + 80) = 170km. (cachoeira tiburtino, aprox. 1.5km de trilha)

4: ibicoara = cachoeira buracão (30km de estrada de terra até o início da trilha)

5: ibicoara > grão mogol/mg = 577km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Jorge,

 

O Buracão realmente é obrigatório o guia, passa por portaria de controle e tudo. A Fumacinha não é obrigatório, mas recomendo fortemente um guia, já que o caminho é complicado e perigoso. Eu mesmo não consegui ir, mesmo com guia, por causa da chuva da noite anterior que deixou as pedras extremamente escorregadias e perigosas. Se não fosse pelo guia, jamais saberia disso. Sei que algumas pessoas vão por conta própria, mas acho bastante perigoso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Jorge,

 

O Buracão realmente é obrigatório o guia, passa por portaria de controle e tudo. A Fumacinha não é obrigatório, mas recomendo fortemente um guia, já que o caminho é complicado e perigoso. Eu mesmo não consegui ir, mesmo com guia, por causa da chuva da noite anterior que deixou as pedras extremamente escorregadias e perigosas. Se não fosse pelo guia, jamais saberia disso. Sei que algumas pessoas vão por conta própria, mas acho bastante perigoso.

 

 

Dérien, obrigado pela ajuda. Realmente a minha questão era saber se era OBRIGADO a ir com guia, com não, vou tentar sem o guia com meus camaradas! Pelo que li e vi algumas fotos não me parece ser tão difícil e também já estamos acostumados a esse tipo de terreno com pedras... É claro que vamos levar em consideração que não conhecemos o lugar, então vamos ter atenção redobrada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Sobre a fumacinha é super recomendável guia mas é possível ir sem. E se tiver com possibilidade de chuva, nem pense em ir. ::xiu::

 

Obrigado Dan pela ajuda, você teve la sem guia???

 

Não vei, as duas vezes que fui na fumacinha, foi com guia. Recomendo procurar o joãozinho guia de ibicoara ou a associação de guia de la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Pessoal,

 

Vou fazer a travessia do Vale do Paty (Capão - Andaraí) sem guia nos próximos dias.

 

(Tenho razoável experiência em caminhadas, inclusive sem guia, e já conheço o Paty, então estou tranquila.)

 

A questão é a seguinte: a ideia original é levar a estrutura de acampamento, mas economizar no peso da comida e jantar nas casas dos moradores. (É legal também pra aproveitar a culinária local e deixar uma graninha extra na região). Mas não consigo descobrir se consigo jantar na casa dos moradores! Todos falam em "agendar com antecedência". Como?? Alguém tem os telefones? (Fui com guia na primeira vez e não peguei maiores informações sobre isso...)

 

Além disso, alguém recomenda algum lugar em especial? Onde acho a melhor comida, enfim? ;-] Acho que a Igrejinha na primeira noite e a casa do seu Jóia na última são quase obrigatórias, correto? Mas e no segundo? Dona Raquel? Seu Wilson? Outro?

 

Muito obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá pessoas felizes desse fórum. Essa é a minha primeira mensagem e quero a ajuda de vocês.

Eu tenho um sonho que está perto de realizar-se em breve (digamos que está na gestação).

Eu vou ainda esse ano, mês a definir a partir do segundo semestre pra Chapada Diamantina.

Eu achei umas dicas na net e com base nisso montei o roteiro.

 

Ainda estou na dúvida se vou de avião até Salvador (moro em Fortaleza) e de lá alugo um carro, ou se, vou de carro partindo de Fortaleza (o meu carro é 4x4).

Definindo essas dúvidas o roteiro é o seguinte:

 

 

1º dia - chegar em Lençois e procurar uma hospedagem. Após acomodar-me eu vou fazer a primeira conferida no local e fazer uma visitinha no Morro do Pai Inácio. Dizem as boas linguas que de lá tem-se um bela vista da chapada. Volto a pousada e já pensando no segundo dia. hehe

 

2º dia - Partirei de Lençóis com destino ao rio Mucugezinho e conhecer a Cachoeira do Diabo. Fico durante a manhã e depois sigo rumo a cidade de Iraquara conhecer a Gruta da Lapa Doce e Gruta da Pratinha. Não conheço a região e não sei se há hospedagem lá ou se é melhor voltar a Lençóis.

 

3º dia - Eu quero ir até a Palmeiras (podia ser Corinthians o nome da cidade. rs). Lá eu quero conhecer a Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho. Volto pra

Pousada para dormir.

 

4º dia - Povoado do Bomba. Quero ir no Gerais do Vieira, Rio Preto, Vale do Pati e Beco da Guiné. Queria um grupo, será que é fácil de achar? Devo voltar

pra pousada em Lençóis.

 

5º dia - Rumar para a cidade de Itaete e visitar o Poço Encantado e depois enfim conhecer o Poço Azul (colocar enfim a capa do meu face com aquela foto clichê).

 

6º dia em análise - Eu não sei se é válido o 6º dia, mas se sim eu queria turistar em Ibicoara, conhecer a Cachoeira do Buracão e talvez ir até Mucugê conhecer a arquitetura local. Dizem ser bem bonita as casas no estilo colonial,

mas não é certeza d'eu ir.

 

Ainda não sei quando vou, mas pretendo ir em setembro ou outubro. Não sei qual será a pousada e aceito dicas.

 

Que comecem as dicas de tudo: Hospedagem, o que incluir e o que retirar, onde comer, onde encontrar guias bacanas.

 

Detalhes, meus roteiro são sempre de praias e mais praias, afinal, que paulistano não gosta de uma boa praia, né? Então, bora quebrar a rotina. rs

A principio eu vou sozinho, mas pretendo convencer a namorada a ir comigo. Campanha Go Valéria, A Chapada nos Espera. hehe

 

Desde já, eu agradeço a ajuda de todos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...