Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina

Postado
  • Membros

Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

• Respostas 1.9k
  • Visualizações 521.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudar

• Hélio Jr1502432675
    Hélio Jr1502432675

Pessoas, atualizei o guia da Chapada Diamantina. São breves descrições de vários atrativos e link para os tracklogs. > https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.ht

• Calbertojr, A ajuda que posso te dar é o link pro meu relato. Fiquei 10 dias por lá, de carro próprio e sem agência. Também fiz todos os passeios que era possível fazer sem guia. Acho que pode te

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Paulo, mais uma vez, muito obrigado.!!

Finalmente, o roteiro da chapada está pronto, mas claro, aberto ao que ocorrer na viagem.

Só a última dúvida e prometo nao encher mais o saco :DD

você teria o contato do luciano irmao do bico de pato?

Em relação as mulheres. Tipo, minha namorada não é dessas das rodinhas. ela é bem esforçada tambem. gosta de trilhas e de acampar. o problema é mais o preparo físico pra subir e descer e a parte da dormida que tem que ter pelo menos um pingo de conforto.

em janeiro fizemos a travessia pra chegar na praia do sono, o problema é que estava meio chuvoso e muito escorregadio, espero que nao esteja assim durante nossa viagem.

tambem adotamos esta medida. estamos correndo todos os dias. 1 mes e meio de preparação acho que da de boa..

a bota tambem já está engatilhada, precisa apenas de alguns reparos :)

Postado
  • Membros
em janeiro fizemos a travessia pra chegar na praia do sono, o problema é que estava meio chuvoso e muito escorregadio, espero que nao esteja assim durante nossa viagem.

Como a época está chuvosa a probabilidade de você pegar chuva na trilha é grande. Além do mais, fumaça por baixa tem bastante trechos escorregadios. Mas... vai dar tudo certo, na chuva ou com sol!

abraço!

Postado
  • Membros

O roteiro ta bem legal cara, e voce ainda tem boas opçoes de variaçao conforme sua conveniencia.

Claro que correr é um exercicio legal, mas o unico exercicio que acho que simula bem uma situação de trilha é subir e descer escadas, se possivel carregando a mochila com os quilos que pretende levar. Lá voce sente como seu joelho e perna vao reagir com o peso e o sobe e desce das trilhas e fortalece bem a região, mas como a diferença entre o veneno e o remedio é a dose , nada de exagerar. Isso ajuda até a ver como vai ser duro carregar aquele par a mais de sapato.

No mais acho que o principal da trilha é encarar o espirito dela. Se consegue entrar no clima o preparo acaba nem pesando tanto. Eu sou um sedentario convicto mas é so entrar na trilha que me concentro e meu desempenho melhora consideravelmente.

O contato do Luciano vou ficar devendo, mas sugiro que voce pegue o numero da associação de condutores de Lençois, e ai entra em contato com ele.

Abraço

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

PauloMotta,

Você que foi recentemente pra lá, queria te fazer algumas perguntas :

Analisei os roteiros de alguns mochileiros aqui do tópico e pensei em fazer uma rota circular passando nos seguintes pontos :

Sair de Mucugê ( visitar o cemitério bizantino ) atravessar o cânion da Serra do Capa Bode até Igatu, visitar a rampa do caim, depois pegar a trilha da Serra da Boa Vista até Andaraí, pegar o caminho do Marimbus, passar no rio Roncador, chegar em Lençois e visitar as atrações proximas, depois pegar a travessira da Serra do Sobradinho até Caeté-Açu no Vale do Capão, e de lá visitar a cachoeira da fumaça, gruta do castelo e o vale do cachoeirão.

Pergunto se você tem mais ou menos noção de quanto tempo eu levaria para visitar todos esses lugares...

E se em todos os esses lugares tem area pra camping.

Postado
  • Membros

Pessoal . é possível praticar bungee na Chapada ?

por favor se tiverem maiores informações me avisem !

abraços !

Postado
  • Membros

Breno, voce ta pensando em fazer tudo isso a pe??

Rodrigo, dessa ultima vez que fui rolava e eu tava afinzao de fazer, mas como fiquei direto na trilha nem rolou. Fica la na Gruta do Lapao (saida de Lençois) e eles dizem ser o unico bungee jump em boca de caverna do brasil.

Postado
  • Membros

Pelo que li tem alugueis de carros só em Lençois ... é isso mesmo ?!

Mas li o relato da viagem do Sandro em outro tópico ... me interessei mais pelo roteiro dele ( apesar de ele nem ter colocado o resto da história ainda ), porque iniciando por Lençois rola de visitar os lugares ao redor primeiro e depois alugar um carro para ir para os lugares mais distantes, ou se for o caso, fechar algum pacote das agencias ...

Desculpa ai as perguntas meio sem "propósito", porque estou programando com antecedência a viagem mas como sou leigo ainda, estou cometendo umas garfes ... ::lol4::

Vibrações Positivas.

Postado
  • Membros

Breno, vou fazer um resumo do que é o Parque da Chapada pra servir de "guia" pra voce e outros leigos.

O primeiro tipo de atrações do Parque são as de facil acesso e estão proximas de Lençois, consequentemente na maioria rola farofada.

São elas: Morro do Pai Inacio, Grutas de Iraquara, Pratinha, Fumaça por Cima, Serrano, Ribeirão do Meio, Poço do Diabo, etc.

O acesso se dá por carro aliado à pequenas caminhadas.

O segundo são as atraçoes e cidades que ficam mais ao Sul do parque e que mesmo sendo de fácil acesso não ficam tão cheias por estarem mais afastadas de Lençois.

São elas: Poço Azul, Poço Encantado, Cemitério Bizantino, Cachoeira do Buracão, Marimbus, Projeto Sempre Viva, etc. e cidades como Mucuge, Igatu, etc.

O acesso se dá por carro aliado à pequenas caminhadas.

E o terceiro tipo, que no caso são as que eu mais conheço, são as de dificil acesso, em que nem animais têm acesso quem dirá carros.

São elas: Morro do Castelo, Gruta do Castelo, Fumaça por Baixo, Cachoeira do Palmital, Cachoeirão por Baixo, Cachoeira do Funil, Cachoeira do Michila, Cachoeira do 21, etc.

O acesso aqui só a pé, todas exigem ao menos uma noite no mato e muitas so com camping selvagem.

Ai que tá, fazendo a travessia Andaraí-Lençois (7 dias), voce conhece as principais atrações de dificil acesso, para quem quer trilha essa é a melhor opção. As outras de facil acesso é so montar um roteiro de carro.

Postado
  • Membros
Pelo que li tem alugueis de carros só em Lençois ... é isso mesmo ?!

...

Tem em Andaraí também, na entrada da cidade na BA-142, a mesma locadora que aluga em Lençóis.

8)

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros
Ai galera, to com uma duvida em relação qual o melhor lugar pra começar uma trip pela chapada. Estava lendo sobre mucuge... ( eu sei que lençois é o mais famoso, porem não sei se é o melhor, como no preço..) Se alguem puder me informar, valeu.... abraço

Eu estarei lá em Agosto, e como saio de Minas e toco p/ chapada dos veadeiros em seguida, p/ aproveitar o máximo da chapada e gastando o mínimo com deslocamento, fiz o roteiro iniciando pelo sul que ainda preciso confirmar se é possível fazê-lo:

Ibicoara - Mucugê - Andaraí - Lençóis - Vale do Capão - Palmeiras

Quero fazer o máximo do trajeto mochilando, alguém sabe se é possível, uma vez que geralmente fazem o contrário, tipo Lencóis - Andaraí??

Um site bem bacana com mapa: http://www.guiachapadadiamantina.com.br/

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.