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Santiago e Carretera Austral em Outubro de 2016


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OBS: Esqueci de dizer que a cabana que passamos a noite do dia 24/10 era boa. Não precisamos ir naquele albergue sujinho :wink: .

 

25/10/16 – Saímos para andar por Puerto Aisen sem café (tínhamos acabado com as guloseimas). Tomamos café da manhã em uma padaria e circulamos um pouco de carro pela cidadezinha e depois a pé.

Fomos à praça, a Igreja (bonita e bem cuidada), lojinhas próximas e também na rua principal. O almoço foi com vista para o mar em um restaurante bonito, todo rústico e de custo bom ::cool:::'> :D .

 

Havia algumas placas informando o risco de tsuname por ali também :shock: . Segundo uns amigos que fizemos no passeio do dia anterior, Chilenos, isso não é problema, pois o Chile é um país bem preparado para terremotos, explosões vulcânicas e tsuname. Sempre tem um plano de evacuação e de enfrentamento. :mrgreen: Eu disse para eles que isso não me tranquilizava nem um pouco e que preferia não ver esses planos em ação – rss.. . (Mas confesso que acho vulcões algo muito enigmático e atraente :oops::) )

 

Abastecemos o carro e partimos em sentido a Coyhaique. O caminho já era nosso conhecido então foi tranquilo. Chegando lá fomos andar um pouco pela região central da cidade.

 

Estavamos com receio de não conseguir vaga para pernoitar conforme o que ocorreu dias antes por lá, mas conseguimos uma cabana depois de andarmos um pouco. Era bem grande e bonita, mas a higiene precária.

 

Deixamos as coisas ali e fomos jantar em uma pizzaria. Foi a nossa despedida do suco de framboesa (hummm.. . muito bom – bem que eu queria um agora – rss.. )

 

 

26/10/16 – Acordamos, arrumamos as coisas e partimos em sentido a Balmaceda aonde devolvemos o nosso companheiro Andino Patagonico e pegamos o avião devolta. Parada e troca de aeronave em Santiago. Chegamos a São Paulo por Guarulhos e precisamos trocar de aeroporto para Congonhas. E enfim em casa – rss..

 

 

Amo viajar, conhecer o novo, enfrentar o inesperado, muitas alegrias e experiências acumuladas, mas adoro o retorno.

A viagem foi fantástica ::love:: e pretendemos voltar ao Chile em breve ::hahaha:: , porém para outras regiões.

 

Espero que vocês tenham gostado e que eu possa ter contribuído de alguma forma para o planejamento de vocês. Qualquer dúvida estou por aqui.

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Mapas

 

https://www.google.com.br/maps/dir/Balmaceda,+Coyhaique,+XI+Regi%C3%B3n,+Chile/Caleta+Tortel,+Chile/@-46.7966513,-73.6665853,8z/data=!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xbdf29f7c8e5144db:0x2fe5969485e64779!2m2!1d-71.6976199!2d-45.9094313!1m5!1m1!1s0xbd96dc45ca1e711b:0xe54d984766f9eb02!2m2!1d-73.5400591!2d-47.7983455

 

Nós fomos primeiramente para o sul da Carretera Austral até Caleta Tortel e depois voltamos pegando o sentido norte mas saímos da carretera pela ruta 265 até Chile Chico. Dai pegamos a balsa até Puerto Ibanez para atravessar o Lago General Carrera. Seguimos em sentido norte até pegarmos a Carretera novamente e seguir para Coyhaique.

A intenção inicial era ir por esse trajeto de balsa e voltar por Puerto Rio Tranquilo, mas como os horários e dias de balsa estavam diferentes do que tínhamos visto pela internet mudamos tudo na hora conforme relatado anteriormente.

 

 

https://www.google.com.br/maps/dir/Chile+Chico,+Chile/Coyhaique,+Chile/@-46.0537401,-72.4731422,9z/data=!3m1!4b1!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0xbd93aa5e3554b831:0xb6427bda7bc908a9!2m2!1d-71.7222795!2d-46.5409005!1m5!1m1!1s0xbdf2d9707a606cb7:0x4585918d052fa581!2m2!1d-72.068265!2d-45.5712254!3e0

 

https://www.google.com.br/maps/dir/Coyhaique,+Chile/Puerto+Chacabuco,+Ays%C3%A9n,+Chile/@-45.4001055,-72.6541965,10.28z/data=!4m14!4m13!1m5!1m1!1s0xbdf2d9707a606cb7:0x4585918d052fa581!2m2!1d-72.068265!2d-45.5712254!1m5!1m1!1s0xbd8cde5906df5673:0x64fe690bca6c40b2!2m2!1d-72.8216667!2d-45.4680556!3e0

 

Seguimos em sentido norte até o Parque Queulat/ Bosque Encantado conhecendo também as maravilhas da região norte da Carretera Austral

 

https://www.google.com.br/maps/dir/Puerto+Ais%C3%A9n,+Ays%C3%A9n,+XI+Regi%C3%B3n,+Chile/Bosque+Encantado+-+Carretera+Austral,+Cisnes,+Chile/@-45.1156212,-72.6832975,10z/data=!4m13!4m12!1m5!1m1!1s0xbd8954cc8c3bce7b:0x3c8af5697d2110d3!2m2!1d-72.6864155!2d-45.4035437!1m5!1m1!1s0xbdf496bc95c45847:0xbf39b31edc380685!2m2!1d-72.4503245!2d-44.6256869

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  • 2 semanas depois...
  • Membros

Algo que não falei foi sobre a procura dessa região da patagônia para fins de pesca.

Vários turistas vão a região para pescar. Existem pacotes turísticos voltados para este fim.

Os rios Cochrane e Baker são os mais procurados. O lago Bertrand que da origem ao rio Baker também tem o seu lugar neste tipo de turismo.

Os peixes mais cobiçados para a pesca no Chile são as trutas e o salmão. Posso falar da qualidade do salmão que é maravilhosa ::otemo:: , as postas são grandes e suculentas e o custo para o consumidor final nos restaurantes é bem mais em conta que aqui no Brasil. Aproveitei e comi bastante salmão por lá :wink:

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  • Colaboradores

Chile já foi o primeiro produtor mundial de salmão e os pescados são o prato principal.Não gostava de peixe até chegar aqui,aonde fui obrigado a apreender a comer.Hoje é a base da minha alimentação, como da grande maioria dos chilenos.

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  • 4 meses depois...
  • Membros

olá, manueli, tudo bem?

comecei a cogitar uma possível viagem sem setembro seguindo ou roteiro parecido com o seu

vc sabe me informar os valores dos passeios? principalmente o das capillas de marmol e da laguna san rafael

se vc souber tbm o do trekking no glaciar exploradores, em puerto tranquilo, também gostaria de saber

obrigada!

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  • Membros

Oi biadigiusto!

Vale muito apena fazer o passeio apesar do custo - cerca de 200 dólares na época ::mmm:

Conforme eu disse anteriormente pelo site você compra o passeio de forma mais barata até 30 dias antes.

 

Para ir a um Glacial na carretera as opções são:

 

1- Glacial O'Higgings - Barco bem menor - mais simples e não inclui alimentação que deverá ser levada

2- Glacial San Rafael - saída para navegação por:

- Puerto Chacabuco (tradicional) - Barcos bem grandes e posteriormente botes pequenos para chegar mais próximo. Alimentação inclusa.

- Puerto Rio Tranquilo (nova rota) - Barcos menores. Alimentação inclusa.

A opção 1 custa a metade do preço da opção 2. Independente do local de saída da opção 2 o valor é praticamente o mesmo.

 

Obs: A opção 1 pode ser ampliada (custo a mais) para quem quiser fazer acampamento e caminhada para atravessar para a Argentina - Não foi nosso objetivo

 

Existem passeios mais longos de 5 dias até (pode ser cansativo), mas saem de Puerto Montt - custo bem mais elevado e vão para o mesmo lugar. Eles apenas navegam pelos fiordes por mais tempo (acho que o de dia inteiro está ótimo - você passeia pelos fiordes e vai ao ponto máximo do passeio do mesmo jeito).

 

Os sites abaixo te dão mais informações:

 

http://www.loberiasdelsur.cl/pt-br/excursion/laguna-san-rafael/?gclid=CODzmfWA0NQCFVhbhgodob0HmQ

http://www.destinopatagonia.cl/web/programa-1/

http://www.exploradores-sanrafael.cl/pr ... l-full-day

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    • Por Marcelo Manente
      Continuando a postar relatos antigos e que foram sonegados aos mochileiros segue a postagem sobre a minha viagem pela Carretera Austral pelo Chile. Como minha viagem anterior, sempre tem enroscos e problemas. Desta vez por poucos quilômetros eu quase não volto mais e quase ferrei o motor.
       
      Como dá outra vez não é uma relato com detalhes sobre preços e tals. Gastei sempre o mínimo possível com alimentação e hospedagem. Devo ter almoçado em restaurantes umas 4 vezes a viagem toda. Portanto não posso dar muitas dicas sobre a alimentação na Carretera. O caso é que eu sempre perdia a hora de almoço e quando lembrava já tinha passado a cidade mais próxima. Ai tinha que lanchar o que tinha no carro mesmo. Aliás esta viagem foi um belo SPA pois de 98 Kg no início eu voltei com 92 apenas
      Levei de novo todo o equipamento de camping que acabou indo passear apenas. A Ranger se portou muito bem na estrada e se não fosse por negligência minha não teria dado problema com o arrefecimento e queimado a junta do cabeçote no final da viagem. Pura burrice.
       
      Fui sozinho porque meu tio não pode me acompanhar aquele ano e também porque a outra pessoa que tinha me garantido que ia junto deu pra trás um mês antes. Assim achei melhor seguir sozinho do que esperar mais um ano para ver se conseguia companhia para a empreitada.
       
      Mas vamos aos relatos.
       
      1º DIA – 22/12/2013 – DOMINGO.
      De Curitiba a Quarai - RS / Artigas – Uruguai – 1150 km
       
      Saí de Curitiba as 5:25 h debaixo de uma garoa fina e chata que me acompanhou até União da Vitória mais ou menos. O calor começou a chegar e por volta das 8 ou 9 horas e pegou pesado. Acho que deve ter ficado uns 30 graus ou mais.
      Como estava viajando sozinho fui dando paradas a cada 2 ou 3 horas para esticar o esqueleto.
      A estrada pelo interior tem muitas curvas, mas tem trechos bem tranquilos em que se pode desenvolver 100 a 110 Km/h (GPS) numa boa.
      Acabei não almoçando hoje, comi pão de queijo, amendoim japonês e frutas secas. Quando parei num posto para almoçar achei muito caro (era chique) R$ 21,00 o bufet livre.
      Quando cheguei a Quarai estava iniciando a hora do agito de domingo na praça central. Os carros iam parando em volta da praça e deles saiam os jovens com cadeiras de praia, coolers de cerveja e se abancavam na grama esperando a galera ficar desfilando com seus carro e com o som alto. Coisas do interior do Brasil.
      Mudei roteiro inicial e vou entrar no Uruguai pra fazer umas comprinhas básicas. Depois entro na Argentina por Salto UR / Concórdia AR.
    • Por Marcelo Manente
      Pessoal vou fazer uma relato das minhas impressões sobre as estradas que eu trafeguei no caminho de ida e volta até Ushuaia e Carretera Austral em dezembro 2019 a Janeiro 2020.

    • Por Marcelo Manente
      Em breve iniciarei o relato da aventura que está acontecendo neste momento.
      Estou hoje em Chile Chico, Chile. Seguindo para a Carretera Austral.
      Muitos perrengues, problemas da viatura, mas lugares maravilhosos para compensar tudo isso.
      Vou tentar fazer um relato com os custos de quase tudo que eu lembrar.

    • Por casal100
      Esse relato é dividido em cinco partes:
      .da página 1 até a 7 refere-se a viagem realizada entre dez/2007 e fevereiro/2008 de carro;
      .a partir do final da página 7 refere-se a viagem que começa no final de dez/2008 até final de fevereiro/2009 de carro.
      .a partir da pag. 15 - viagem a Torres del paine, carretera austral ..........viagem realizada de dez/2009 a fevereiro/2010.
      .a partir da pag.19 - viagem ao Perú e Equador ....vigem realizada de dez/2010 a fevereiro/2011.
      .a partir da pag.23 - viagem venezuela, amazonas, caminho da fé.... realizada entre dez/11 a fev/12.
    • Por anabaccarinxp
      Buscando o sonho da Carretera Austral estilo Thelma & Louise num Ford Ka 1.0
      Em 24 dias de andança, 03 países, 13 cidades distintas com pernoite, 9603 km percorridos, 576 litros de gasolina, 01 objeto perdido, 100 dólares "roubados", 01 pneu furado, 02 consertos no carro, inúmeras cidades, comidas/pessoas das mais distintas possíveis e paisagens com clima, vegetação e relevo diversificados e fascinantes.
      Hoje escrevo esse relato para guardar, além das lembranças, as histórias para contar.
       
      O início
      A proposta de fazer uma viagem de tal magnitude nem me lembro como surgiu, só sei que aconteceu e o destino sempre foi percorrer a Carretera Austral. Planejei a viagem por dois anos para a Carretera, uma das estradas mais belas do mundo, o caminho para chegar até lá foi só uma consequência. Com o destino traçado, só restava juntar dinheiro e arrumar uma companhia, no caso, minha mãe.
      A princípio o planejamento foi feito com intuito de se chegar ao ponto inicial de avião, mas conforme as idéias surgem, os loucos abraçam e o tempo passa oficializou-se que o trajeto seria feito de carro e o pior, com o meu carro, hahahaha. Só para atualizar um Ford Ka, 1.0, ano/modelo 2010.
      A ideia de se fazer um relato da história sempre existiu, aliás, diariamente escrevia sobre os acontecidos, mas virou uma certeza no dia (25/12/16) quando atravessamos a fronteira entre Argentina e Chile onde recebemos a noticia de um forte terremoto no nosso destino, a ilha de Chiloé, que registrou um tremor de 7,6˚ na escala Richter. Com a preocupação de familiares comecei a dar cara para esse relato e compartilho aqui as informações que podem ser úteis para mais alguém.
       
      21/12/2016
      Saída de Jaboticabal com destino a Foz do Iguaçu.
      Saímos da monocultura canavieira, perpassando brevemente sobre a pecuária extensiva e atingimos uma monótona produção de soja no Paraná. Tais culturas são praticadas nos planaltos Ocidental Paulista e de Guarapuava (bacia do Paraná), que são quebrados com os braços dos grandes rios, como o Tietê, Paranapanema, Ivaí e Iguaçu e marcados pelo solo de origem vulcânica (basáltica), a famosa “Terra Roxa”.
      O inicio do caminho estava chuvoso e escuro mas ao longo do dia o tempo se abriu e nos contemplou no final do dia com um belo pôr-do-sol no solstício de verão.

      A paisagem do interior de SP é sempre a mesma, cana, laranja, boi, e só muda chegando em Assis onde já chamava a atenção as plantações de soja que foram proeminentes até Foz do Iguaçu.
      Chegamos em Foz por volta das 17:00, erramos um acesso e seguimos via ponte da Amizade (fila enorme de caminhões), acabamos entrando na avenida JK, onde se encontrava o hostel (Che Lagarto Hostel - hostel com cara de hotel).
      Chegamos, abastecemos, estacionamos o carro e trocamos dinheiro (0,21 reais - 1 peso argentino). No momento que estava escrevendo já era 20:47 e ainda não havia escurecido, mas vale ressaltar que era solstício de verão.
      Piores trechos: próximo a Marília, divisas dos estados SP e PR e anel viário Maringá.
      Gasto diário: R$ 452,94
      Distância: 921 Km
       
      22/12/2016
      Saída de Foz do Iguaçu com destino a Concordia (Entre Ríos)
      Hoje era dia de embrenharmos na Argentina e foi super tranquilo a passagem na Aduana, mas já percebemos que o espanhol seria uma dificuldadizinha que iríamos enfrentar adelante.
      Pra começar minha mãe perdeu a carteira de motorista ainda dentro do parque Iguazu, hahahaha. Depois de um pequeno momento de desespero descobrimos que estava embaixo do porta treco, por sorte tínhamos uma chave de fenda no carro.
      Passamos pelas províncias de Missiones, área com indígenas, pinheiros, a grande empresa arauco e plantações de mate; a de Corrientes marcada por planície, boi, muita erva mate e com altitude em torno de 80 metros.
      O solo de terra roxa também existe na Argentina, onde é conhecida como tierra colorada(terra vermelha). Está bastante presente nas províncias de Misiones e Corrientes.
      Na província de Entre Rios até a de Buenos Aires, a paisagem se torna única com vastas planícies, ora com gramíneas e ora com arbustos, ora inundada e ora seca.
      A polícia nos parou depois de 700 Km em solo hermano e foi super tranquila conosco, álias em toda a viagem não tivemos nenhum problema com propina.
      Chegamos no fim da tarde ao posto YPF Km 248 de qualidade excelente.

      Gasto diário: R$ 424,14
      Distância: 890 Km
       
      23/12/2016
      Saída de Concordia (Entre Ríos) com destino a Trenque Lauquen (Buenos Aires)
      Acordamos cedo e no próprio posto comemos medialunas e café oferecidos pelo hotel. Calibramos o pneu e acredite, essa não é uma informação desnecessária. Durante o caminho que percorremos pela Argentina e Chile era difícil encontrarmos calibradores nos postos, a maioria dos que encontrávamos não funcionavam ou tínhamos que pagar pelo uso.
      Quanto a produção agrícola começam a surgir cilos, arroz, milho, grãos, presença de gás nas propriedades rurais, granjas e muito gado.

      Próximo a foz do rio Paraná a área é conhecida como Mesopotâmia, com altitude em torno dos 20 metros.
      No fim do dia chegamos ao nosso destino Trenque Lauquen, cidade linda. Indescritível. Todas as ruas são avenidas arborizadas. E a gastronomia? Simplesmente maravilhosa, o melhor chorizo da viagem. Outro fato que nos chamou a atenção é que a cidade, com metade da população da nossa, possuía muitas livrarias de qualidade.
      Hospedagem no hotel Pailla Hue, modesto mas bom.


      Gasto diário: R$ 564,95
      Distância: 786 Km

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