Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Marcelo, salvo engano neste mês que você citou as cachoeiras estão com menos água porem você tão pouco vai pegar chuva. Mas acho que da para aproveitar sim.

As respostas para as outras perguntas estão no tópico.

 

Daniel, onibus Salvador - Andaraí existe pela Aguia Branca, sai as 8, 9:30 e 20 horas.

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Marcelo, salvo engano neste mês que você citou as cachoeiras estão com menos água porem você tão pouco vai pegar chuva. Mas acho que da para aproveitar sim.

As respostas para as outras perguntas estão no tópico.

 

Daniel, onibus Salvador - Andaraí existe pela Aguia Branca, sai as 8, 9:30 e 20 horas.

 

Abs

 

 

Valeu Sandman.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

marceloespanha,

 

Fui em abril, já faz tempo, e o que mais gostei foi:

- Buracao: longe, mas muito legal!

- Cach. Fumaca: alto demais! muito legal! Da primeira vez, encarei e fui sozinho, sem guia. Encontrei uma guria no caminho e fizemos a trilha juntos. Da segunda vez, quando fui com uma turma pra Chapada, fomos sem guia de novo, mas desta vez nos perdemos bem no meio e demoramos um pouco mais de tempo para chegar a cachoeira. A maioria do caminho tem trilha bem visivel, mas no meio do caminho, o chao eh de pedra, com uns arbustos baixos e a trilha nao fica muito marcada;

- Pai Inacio: Muito legal para ver o por do sol;

- Lencois: o clima da cidadezinha, chao de paralelepipedos, casas antigas, todos pra fora, nas mesas, caminhando...

 

Lencois eh a base para quase tudo o que for fazer. Vale do Capao eh a base para o Fumaca. Mucuge a base para o Buracao. Se estiver de carro, fica tudo mais facil.

 

Taks

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Dérien, não aconselho vc pegar café-da-manhã. A maioria das pousadas começa a servir o café a partir das 07 ou 07:30hs. Dependendo do passeio que vc vai fazer vc acaba perdendo o café. A não ser que eles preparem seu café antes. Perdi dois cafés em Lençóis por causa do horário de saída (para Ibicoara e Fumaça por cima). Aconselho na compra do lanche do próximo dia já comprar seu café da manhã, com certeza sairá mais barato.

 

Eduardo me permite fazer uma pergunta (se você souber é claro!!!):

 

Posso comprar o café da manhã fora e levar para tomar na pousada antes de sair para o passeio?

Grato

marceloespanha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Flavia,

Eu também estou indo para a chapada no dia 14/02, devo chegar em Lençóis no dia 15. É minha primeira vez na Chapada, e estou pesquisando o máximo para aproveitar bem a oportunidade. Tenho o roteiro meio definido da seguinte forma, vou para Lençóis e pretendo fazer a Cachoeira da Fumaça por baixo e seguir para o Vale do Capão, ficar por lá alguns dias para conhecer os atrativos próximos (Morrão, Rinachino...), depois sigo para o Vale do Pati, pretendo passar alguns dias por lá e para finalizar subo para conhecer as grutas na região de Iraquara (Lapa doçe, Torrinha, Gruta azul...). Vou passar 15 dias por lá, então não vou me ater muito ao roteiro, vou deixar a trip me levar e aproveitar as oportunidades que aparecerem no caminho. A cachoeira do Buracão parece muito legal, tb tenho interesse em conhecer.

Podemos manter contato e quem sabem fazer alguma junto por lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Pessoal,

 

De tudo que li da Chapada até agora, fiz um roteiro. Coloquei também a informação do que entendi até agora sobre lugares em que é imprescindível ter um guia. Gostaria de saber seus comentários, saber se não estou falando nenhuma besteira. Alugarei um carro em Lençóis.

 

1º dia - Cachoeira do Sossego / Ribeirão do Meio (um guia me disse que a do Sossego necessita. Alguma outra cachoeira que eu poderia incluir nesse dia?)

2º dia - Torrinha / Lapa Doce / Gruta Azul / Pratinha / Poço do Diabo / Pai Inácio - sem guia.

3º dia - Fumaça por cima - queria ir sem guia, mas não sei se é possível.

4º dia - Marimbus / Gruta do Lapão - sem guia (mais alguma coisa que possa ser inserida nesse dia?)

5º dia - Igatu / Poço Azul / Poço Encantado (dormir em Igatu ou Mucugê)- sem guia(??) (mais alguma coisa que possa ser inserida nesse dia?)

6º dia - Buracão (dormir em Ibicoara) - com guia

7º dia - aberto a sugestões

8º dia - aberto a sugestões

9º dia - aberto a sugestões

10º dia - aberto a sugestões

 

Valeu

 

Dérien

 

RESPOSTA:

1 dia - Cachoeira do Sossego tem uma trilha muito longa, não dá para fazer outra coisa no dia a não ser Ribeirão do Meio que é no final do retorno. PRECISA DE GUIA MESMO, TEM MUITA PEDRA, É LONGA, DEPENDE DA CHUVA, DO RIO, ETC.

2 dia - Dá pra ir sem guia em todas, é só se informar sobre o caminho, mas acho que tem placas que ajudam. Gruta Azul, Pratinha e Poço do Diabo são muito cheias, é bom ir cedo.

3 dia - Não dá pra ir pra Fumaça sem guia, é longa demais e não tem caminho muito definido. Quando eu fui, em 2010, disseram que não permitem ir sem guia.

4 dia - Não fui em nenhum dos dois ainda, vou no carnaval deste ano, mas Gruta do Lapão, me disseram que não dá pra ir sem guia também.

5 dia - Igatu e Poço Azul dá pra ir sem guia. É bom chegar no Poço Azul bem cedo porque geralmente a fila é grande (é muito impressionante o local). Igatu pode ser em seguida.

6 dia - Buracão com guia mesmo, muito bom também e a pior parte é o longo caminho de carro na estrada de terra até a trilha, mas vale a pena.

7 dia - Já que você vai estar em Ibicoara, tem a Fumacinha por baixo. A trilha é pesadíssima, eu fui ano passado no carnaval, sinceramente achei o tempo todo que não ia conseguir chegar lá, são 4hr só de ida, poucas subidas, muitíssimas pedras, todo o caminho é pelo leito do rio. Em três momentos é necessário escalar umas paredes. Mas pra mim valeu muito a pena, o lugar é lindíssimo. Essa, com guia, com toda certeza, e com guia bom porque é longa mesmo.

8 dia - A Cachoeira do Mosquito, acho que fica próxima a Lençóis, é muito bonita. Pode incluir também no mesmo dia pro Serrano/ Cachoeira Primavera/ Salão de Areias que fica em Lençóis mesmo, quase não tem trilha, é bem pertinho.

9 dia - Tem uma trilha chamada Morrão/ Águas Claras que eu vou fazer esse ano, não conheço, mas ouvi falar muito bem.

10 dia -

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fui em 2011 e fiz Fumaça por cima, e achamos um Frances (ou era Suíço não lembro rsrs) perdido por lá, ele disse que estava findo do Capão e se perdeu, e estava sem guia, e tinha uma galera lá tomando sol bem perto da garganta da cachoeira ... mas minha guia disse que é perigoso ir sozinho, muita gente se perde, tem perigo de ser pego por tromba d'água e etc, mas pode ser conversa de guia rs

 

manda um e-mail p os caras perguntando direito se dá ou não p fazer sem guia, quando fui tinha esse email na placa na entrada da trilha acvcapao@yahoo.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...