Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina

Postado
  • Membros

Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

• Respostas 1.9k
  • Visualizações 524.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudar

• Hélio Jr1502432675
    Hélio Jr1502432675

Pessoas, atualizei o guia da Chapada Diamantina. São breves descrições de vários atrativos e link para os tracklogs. > https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.ht

• Calbertojr, A ajuda que posso te dar é o link pro meu relato. Fiquei 10 dias por lá, de carro próprio e sem agência. Também fiz todos os passeios que era possível fazer sem guia. Acho que pode te

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Olá,

Vou estar na Chapada de 1 a 5 de março. Quero fazer a Fumaça por Baixo e uma agencia me ofereceu de 3 a 5/03 com mais uma pessoa, por 450,00. Achei caro, mas preferi vir aqui perguntar se é provável eu conseguir fazer a mesma trilha nesse período por um valor melhor.

Valeu!!!

Bom dia!!! bem vinda ao mochileiros.com!!!

Sim, é possível fazer esta trilha bem mais barato do que com agências, vc contrata um guia através da associação de condutores do Vale do Capão, a diária fica entre R$ 80,00 e R$ 100,00.

Em Lençóis vc deve procurar por guias que cobram este valor, evite aqueles guias que ficam assediando as pessoas, oferecendo seus serviços na rodoviária, converse com o pessoal das pousadas e campings e se junto a um grupo, pesquise, negocie... com uma boa conversa dá pra obter bons descontos e este valor cair mais ainda.

Abraços!

Postado
  • Membros
Olá,

Vou estar na Chapada de 1 a 5 de março. Quero fazer a Fumaça por Baixo e uma agencia me ofereceu de 3 a 5/03 com mais uma pessoa, por 450,00. Achei caro, mas preferi vir aqui perguntar se é provável eu conseguir fazer a mesma trilha nesse período por um valor melhor.

Valeu!!!

Olá Joyce,

Uma alternativa que você pode tentar é conhecer outras pessoas que vão fazer a trilha sem guia. Como o início de ano tem muita gente que faz a trilha, ela fica bem demarcada e fácil de seguir, basta apenas ter uma mapa bacana (que vende na Chapada e chama Trilhas e Caminhos), mas sempre vá com mais pessoas.

Em Janeiro estive lá e conheci algumas pessoas que estavam procurando compania para fazer a trilha sem guia, isso não vai ser problema.

Caso você prefira ir com guia, o pessoal de pousadas e campings sempre tem um para indicar. Como a frida_ssa comentou. Uma dica é conversar bem com o guia antes de contratar porque vi várias situações onde os guias ficavam apressandao as pessoas e isso é muito ruim porque você não consegue curtir o lugar.

Abraço,

Yuri

Postado
  • Membros

Galera,

Muito obrigada pelas respostas. Quando eu voltar posto minhas experiencias na Chapada.

Abraços!!

Postado
  • Membros

Salve pessoal!

Estou indo à Chapada pra um rápido pessoal, pois consegui uns dias de folga durante o carnaval. Queria umas informações do pessoal, pois é minha primeira passagem pela Chapada.

1. O banho está permitido no Poço Azul (Igatu)? É que li tanta coisa e, salvo engano, passei o olho numa informação de que o banho ali havia sido proibido. Sei que no Poço Encantado, ao lado dele, não se pode banhar. Vou ficar em Lençóis, vou de carro (Hilux 4x4), por isso estou alterando o trajeto para passar por essa região na ida e conhecer os dois Poços antes mesmo de chegar a Lençóis.

2. Dá pra fazer Torrinha, Pratinha, a Gruta Azul e o Morro do Pai Inácio num dia só? Estou levando meu pai de 65 anos, por isso, pergunto: se eu sair após o café da manhã de Lençóis, daria pra fazer tudo isso num dia com calma? Há algum local indicado pra almoçar por ali?

3. No dia seguinte pretendo fazer a Cachoeira da Fumaça por cima, mas aí acho que vou deixar meu pai na cidade, pois são 4h de caminhada. Não sei o nível de dificuldade da trilha.

4. Tenho ainda mais um dia inteiro livre, ainda não decidi o que fazer. Estou pesquisando, lendo bastante, enfim, nessa filosofia 'mochileiros.com', pois é muita coisa disponível. Afora trekking de longa duração, o que vocês considerariam imperdível?

Aquele abraço.

Edimar.

Postado
  • Membros

emargotto,

Seguem as respostas.

1 - Não sei dizer, ouvi a respeito mas não lembro qual dos poços está com esta proibição.

2 - Existem roteiros de agências de turismo que incluem Pratinha, Gruta Azul e Pai Inácio em um único dia, normalmente a saída é às 10h e o retorno às 18h, como você vai de carro acho possível sim adicionar a Torrinha no roteiro, mas fica um pouco corrido.

3 - A trilha da Fumaça por cima tem uma subida de 1,5 km com um desnível de 350 metros, é um pouco puxada mas depois é tudo plano. Da pra dizer que é de leve a moderada. No meu blog tem o post sobre esta trilha com as fotos e o track do GPS (onde da para ver a altimetria): http://destinotrilha.blogspot.com

4 - As trilhas de um dia que eu conheço e posso indicar são:

- Rio das Rodas e Cachoeira do Rio Preto (Vale do Capão) - Essa trilha é leve e fácil de ser feita sem guia

- Serrano, Cachoeirinha, Cachoeira Primavera e Poço (não sei o nome, mas fica logo acima da Cachoeira da Primavera) (Lençois) - Em Lençóis você vai sofrer o assédio de muitos guias oferecendo seu serviço para guiar por essa trilha, não achei necessário ja que ela é bem fácil e movimentada. O preço cobrado fica em torno de R$30,00

- Morrão e Águas Claras (Vale do Capão) - Caminhada um pouco mais longa, mas é a que eu acho que vale mais a pena. É possível de ser feita sem guia, o segredo é manter o Morrão sempre a sua esquerda e nas duas primeiras bifurcações, ainda na estrada de terra, seguir a direita

- Poço Angélica e Cachoeira da Purificação (Vale do Capão) - Para falar a verdade eu não conheço mas sei que pode ser feita em um dia e o lugar é bacana.

Essa semana devo postar a trilha do Morrão e Águas Claras, ainda preciso arrumar o track log e as fotos, mas aviso assim que postar.

Abraço,

Yuri

Postado
  • Membros

Valeu Yuri, vou 'estudar' mais e volto a dividir as dúvidas aqui no mochileiros. Obrigado!

Postado
  • Membros

Como são as trilhas do vale do paty? Bem demarcadas? ou teriam muitas bifurcações?

Qual a possilidade de fazer elas sem guias? A questão não é tanto se perder, mas correr o risco de passar direto dos pontos.

Tenho GPS e se eu pegar a trilhas mais os wayspoints, sabem me dizer se funciona? Porque por Exemplo quando fui na fumacinha os canions bloquearam o sinal.

Postado
  • Membros

Só pra registrar pro pessoal, pois ficou uma dúvida no meu último post e depois de pesquisar obtive uma informação precisa. O local interditado pelo IBAMA é o poço encantado, pois construíram uma escada de cimento para acesso, em desconformidade com a legislação ambiental. Perto dele, porém, o lindo poço azul, onde o mergulho é permitido, está com visitação mantida.

Postado
  • Membros
Como são as trilhas do vale do paty? Bem demarcadas? ou teriam muitas bifurcações?

Qual a possilidade de fazer elas sem guias? A questão não é tanto se perder, mas correr o risco de passar direto dos pontos.

Tenho GPS e se eu pegar a trilhas mais os wayspoints, sabem me dizer se funciona? Porque por Exemplo quando fui na fumacinha os canions bloquearam o sinal.

Fala dasquebradas,

Acho que isso depende da sua experiência em trilhas, porque o GPS pode falhar. Aconteceu comigo na volta do Pati, quando terminei a trilha durante a noite e tive que trocar a pilha do GPS, o track log sumiu da tela.

A trilha do Pati é bem demarcada, ainda mais essa época do ano que tem muita gente passando por lá. Bifurcações existem, muitas delas acabam no mesmo lugar. A dica é você dar uma estudada em alguns mapas antes para quando você tiver na trilha saber a direção que tem que seguir. Em Lençóis e no Vale do Capão vende um mapa bacana. Ele não é tão preciso mas ja da pra ter uma boa ideia de localização porque tem as curvas de níveis.

Eu tenho um arquivo de GPS com todos os tracks da Chapada, se precisar eu te passo. Tenho o mapa topográfico da região também e no meu blog tem os relatos e tracks de GPS (estou finalizando o post do Pati) http://destinotrilha.blogspot.com

E pessoal, como o Fernando Guia Ladeia falou, devemos cuidar deste local como cuidamos de nossas casas. Somos os responsáveis por preservar este lugar, mantendo ele evitamos o fechamento do parque ou degradação do lugar.

Quando se faz trilha com guias eles acabam de tornando responsáveis por conscientizar as pessoas e não deixar lixo para trás, portanto se a opção é fazer sem guia a postura pessoal deve ser a mesma e as orientações são aquelas básicas:

- Traga TODO o seu lixo de volta

- Não retire nada da natureza

- Não faça fogo

- Não "vá ao banheiro" próximo a rios ou na trilha

- Não use sabão nos rios

Abraço.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.