Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Chapada Diamantina

Postado
  • Membros

Oi pessoal !

Já fiz um mochilão para a Bahia uns cinco anos atrás, agora vou fazer outro para a Chapada Diamantina.

Será que é tranquilo ir sozinha fazer as trilhas ? Será que lá eu consigo entrar em algum grupo ?

bjs

Ester

• Respostas 1.9k
  • Visualizações 524.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Acabei de voltar da Chapada Diamantina (Lençóis, Vale do Capão e trekking Vale do Pati), não fiz tanta coisa como gostaria, mas do pouco que fiz gostaria de contribuir, já que as infos daqui me ajudar

• Hélio Jr1502432675
    Hélio Jr1502432675

Pessoas, atualizei o guia da Chapada Diamantina. São breves descrições de vários atrativos e link para os tracklogs. > https://caminhosdomato.blogspot.com.br/2017/09/guia-chapada-diamantina.ht

• Calbertojr, A ajuda que posso te dar é o link pro meu relato. Fiquei 10 dias por lá, de carro próprio e sem agência. Também fiz todos os passeios que era possível fazer sem guia. Acho que pode te

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Jemoliveira,

Quando fui em março passado, aluguei o carro pela Foco. É uma empresa nova, com tarifas que eram mais baratas, e carros novos (pelo menos comigo foi assim). Eles tem uma van que te pega no aeroporto e leva até a garagem deles - que é ali perto mesmo.

Postado
  • Membros

Albérico, muito grato por sua colaboração.

Então eu devo ir de carro (quase certeza) e meu roteiro otimizado ficaria assim:

1º dia - Eu mantenho a programação de chegar em Lençois e procurar uma hospedagem. Após acomodar-me eu vou fazer a primeira conferida no local e fazer uma visitinha no Morro do Pai Inácio. Dizem as boas linguas que de lá tem-se um bela vista da chapada. Volto a pousada e já pensando no segundo dia. hehe

2º dia - Partirei de Lençóis com destino ao rio Mucugezinho e conhecer a Cachoeira do Diabo. Fico durante a manhã e depois sigo rumo a cidade de Iraquara conhecer a Gruta da Pratinha e Gruta da Torrinha (dá pra fazer os 3 durante um dia?). Hospedo-me no Capão (dicas?).

3º dia - Já ficou lindo por tirar o Palmeiras do roteiro. rs .... Mantenho Cachoeiras da Fumaça e Riachinho. Retorno pra pousada em Capão.

4º dia - Povoado do Bomba e Gerais do Vieira. Retorno pra Capão.

5º dia - Pé na estrada e vamos pra Guiné... Faríamos o Rio Preto e parte do Vale do Pati... Com certeza eu vou no Mirante do Pati. E descansarei em Guiné.

6º dia - Vamos ao trecho que deve ser o mais clichê da CD. Poços Azul/Encantado. Meu sonho. rs E roncarei feito um camelo na cidade de Mucugê.

7º dia - Turistar em Ibicoara, fazer a cachoeira do Buracão e roncar em algum canto da CD.

Meu, Albérico... adorei as dicas e já está tudo anotado, já comecei a pesquisar algumas pousadas no Booking e devo ir mesmo em Setembro/Outubro. Sem querer abusar da sua gentileza, mas essa é a melhor época? Não gostaria muito de chuvas no meu roteiro (pelo menos não muito). rs

Será uma ótima viagem e espero que tenha amigos viajantes daqui do blog lá no dia. rs

Abraço a todos e Vamos a Chapada.

Postado
  • Membros

Michel,

As dicas do Albérico são super válidas. Você vai rodar bastante por lá e terá que dormir em diferentes cidades para otimizar seus passeios. No Capão recomendo mto a Pé no Mato e em Mucugê a Pé de Serra parecia muito boa (tomamos café da manhã lá antes de seguir pro Buracão). Talvez fique complicado fazer Buracão e seguir pra Lençois no mesmo dia(é longe d+++), então cogite dormir novamente em Mucugê ou talvez em Igatu (vale a pena conhecer tb). Ah, sobre o primeiro dia, dependendo do horário que chegar pode fazer o roteiro de Lençóis por Serrano, Primavera, etc e depois seguir pro pôr-do-sol no Pai Inácio (ou ainda deixá-lo para o dia das grutas, pois fica bem no caminho - basta sair cedo para fazer tudo e chegar lá antes das 17h OBS: Mucugezino e Poço são menos interessantes nesse roteiro, então sugiro não perder mto tempo lá).

Postado
  • Membros

Michel,

Um lugar em que eu passei o dia inteiro e valeu muito a pena foi o Complexo da Pratinha (gruta e rio). Paraíso aquilo lá!! No caminho pro Pai Inácio e das grutas. Olha, dá uma olhada no meu relato que de repente pode te dar mais idéias.

10-dias-pela-chapada-diamantina-t96045.html

Postado
  • Membros

Eu e mais dois amigos estamos querendo fazer a Fumaça por Baixo dia 9 de julho.

Se algém tiver interesse dá ideia aí!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Aproveitando o gancho do Petroni,

alguém conhece algum camping com estrutura em Ibicoara (seja na cidade ou nos povoados, sem ser a casa do guia João)?

Ou algum lugar sem estrutura mas de boa pra acampar?

Postado
  • Membros

Galera vou estar na bahia em julho na cidade de irece e barra do mendes, existe onibus partindo dessas cidades para o morro do pai inacio ? quero ir e voltar no mesmo dia ja que a grana ta curta

Postado
  • Membros

Galera criei esse roteiro de acordo com algumas coisas que li na internet e no forum aqui

Alguém tem alguma sugestão para dar?

Lençóis

1º Dia (Rio Mucugezinho, Poço do Diabo, Cachoeirinha do Pai Inácio e Morro do Pai Inácio)

2º Dia (Gruta da Lapa Doce, Grutas Torrinha, Fumaça e Pratinha + Azul)

3º Dia (Sossego e Ribeirão do Meio)

4º Dia (Cachoeira dos Mosquitos e Serra das Paridas)

5º Dia (Gruta do Lapão "Bom para se fazer rapel")

Andarai

6º Dia (Poco Azul e Poco Encantado)

7º Dia (Rampa do Caím + Cachoeira Donana + Toca do Morcego "loja e mirante")

Mucuge

8º Dia (Cachoeira do Buracão)

9º Dia (Cachoeira da Fumacinha - Por cima)

10º Dia (Cachoeira da Fumacinha - Por baixo)

11º Dia (Cachoeira das 3 Barras, Cachoeira dos Cristais, Cachoeira do Bequinho, Serra do Capa Bode, Cachoeira do Vitorino,Cachoeira do córrego do meio, Igatu)

12º Dia (Cachoeiras Tiburtino, Andorinhas, Funis e Cardoso)

Vale do Capão

13º Dia (Cachoeira da Fumaça e Cachoeira do Riachinho)

14° dia - (Cachoeirão por cima)

15° dia - (Cachoeirão por baixo)

abraço a todos

Postado
  • Membros

Jemoliveira,

No seu 2º dia vc não conseguirá fazer tudo. A Fumaça vai ter que ficar pro outro dia.

No 3º dia também, Cachoeira do Sossego é bem longe, não sei se o Ribeirão do Meio fica no caminho, mas ainda assim vai ser correria.

No 8º, 9º e 10º dia é Ibicoara, e não Mucugê. Fumacinha por baixo é beeeem cansativo, não sei se dá pra no dia seguinte encarar ela por cima. Procure o número da associação de guias Bicho do Mato e converse com eles.

Acho que para o 11º e 12º dias tem muita coisa. De novo, acho que vc pode ligar para associação de guias de Mucugê e perguntar a respeito.

Você repetiu a Fumaça no 13º dia, é a mesma do 2º dia.

Olha, a Chapada é um lugar que não dá pra conhecer tudo em uma única vez. A quantidade de coisas que vc colocou dá pra duas viagens. Pense nisso, senão vai virar uma correria cansativa onde vc não vai realmente curtir com calma o lugar, e eu acho isso essencial para realmente aproveitar o que a Chapada tem a oferecer.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.