Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

10 dias nas trilhas de Ilha Grande e passeios em Angra dos Reis

Postado
  • Membros

Período: 14 a 23/07/2008 e 06 a 15/07/2015

Cidades: Ilha Grande

Ilha Grande, o paraíso dos turistas estrangeiros. Nunca vi tanto turista estrangeiro junto! O local é bem rústico, simples, sem carros e considero como principais atrações, as trilhas e passeios de barco. Bom para quem gosta de caminhar (muito!) e não tem enjôo de mar, mas a recompensa são praias lindas, de água muito clara, cercadas por mata. Acredito que não seja um destino bom para quem tem crianças pequenas, devido às características do local, como o acesso difícil às principais belezas da ilha. Também não é indicado para quem espera luxo, conforto e não vive sem as facilidades de uma cidade grande.

Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Fiquei hospedada na Vila do Abraão, que é a maior vila da ilha e com mais infra-estrutura. Na segunda viagem para a ilha, dividi a estadia entre Araçatiba e Bananal.

Obs.: "Outras opções" referem-se às indicações que recebi de colegas, mas que não experimentei por não ter tido tempo ou por ter tomado conhecimento delas tarde demais. ATENÇÃO: não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. Alguns dos pontos turísticos, bem como alguns estabelecimentos, não foram visitados por mim e as informações foram pesquisadas em guias. Portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade, se os dados são atualizados e/ou verossímeis.

O texto na cor preta se refere ao primeiro relato de 2008 e o texto na cor verde, às informações atualizadas ou ao novo relato de 2015.

A cidade

É uma das inúmeras ilhas de Angra dos Reis, a qual possui, em sua totalidade, cerca de 148mil habitantes (dados IBGE 2007) e área de 800 Km². Faz limite com as cidades de Bananal (SP), Cunha (SP), Mangaratiba, Paraty, Rio Claro e São José do Barreiro (SP). Apresenta clima tropical úmido com temperatura média de 27ºC.

Nanci Naomi
http://nancinaomi.000webhostapp.com/

Trilhas:
Grupo CamEcol - Caminhadas Ecológicas Taubaté

Relatos:
15 dias em SC: - fev/2018 - Parte 1: Vale Europeu | Parte 2: Penha

Paraty e Ilha Grande - jul/2015 - Parte 1: Paraty | Parte 2: Araçatiba e Bananal | Parte 3: Resumão das trilhas

3 dias em Monte Verde - dez/2014
21 dias na BA - fev/2014 - Parte 1: Arraial d'Ajuda | Parte 2: Caraíva | Parte 3: Trancoso | Parte 4: Porto Seguro

11 dias na BA - dez/2013 - Parte 1 e 3: Salvador | Parte 2: Costa do Dendê - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo
21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi

21 dias em SC - jul/2012 - Parte 1: Floripa | Parte 2: Garopaba | Parte 3: Urubici | Parte 4: Balneário Camboriú
8 dias em Foz do Iguaçu e vizinhanças - fev/2012 - Parte 1: Foz do Iguaçu | Parte 2: Puerto Iguazu | Parte 3: Ciudad del Est

25 dias desbravando Maranhão e Piauí - jul/2011 - Parte 1: São Luis | Parte 2: Lençóis Maranhenses | Parte 3: Delta do Parnaíba | Parte 4: Sete Cidades | Parte 5: Serra da Capivara | Parte 6: Teresina

Um final de semana prolongado em Caldas e Poços de Caldas - jul/2010

Itatiaia - Um fds em Penedo e parte baixa do PNI - nov/2009
Um fds prolongado em Trindade e Praia do Sono - out/2009
19 dias no Ceará e Rio Grande do Norte - jan/2009 - Parte 1: Introdução | Parte 2: Fortaleza | Parte 3: Jericoacoara | Parte 4: Canoa Quebrada | Parte 5: Natal

10 dias nas trilhas de Ilha Grande e passeios em Angra dos Reis - jul/2008
De molho em Caldas Novas - jan-2008 | Curtindo a tranquilidade mineira de Araxá – jan/2008

Mochilão solo: Curitiba e cidades vizinhas - jul/2007
Algumas Cidades Históricas de MG - jan/2007 - Parte 1: Ouro Preto | Parte 2: Tiradentes

9 dias nas Serras Gaúchas - set/2005 - Parte 1: Gramado | Parte 2: Canela | Parte 3: Nova Petrópolis | Parte 4: Cambará do Sul

Editado por Visitante

• Respostas 64
  • Visualizações 34.5k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

nao sei se vc é sedentaria, se for, vai treinando antes, vai caminhando...

eu nunca fiquei em hostel, pode ser pousada bem simples, mas eu gosto d ter o meu cantinho. Eu tb gosto d dormir bem cedo e acordar cedo.

vá, aproveite mto e depois poste tuas dicas p/ os proximos ;)

Postado
  • Autor
  • Membros
faltou colocar os valores.

obrigado pelas dicas

valores são d jul/2208, okay?

passagem barca Angra-Ilha Gde 6,50 (no meio da semana, fds e feriado é bem mais caro)

táxi-boat tipo Praia do Pouso-Vila do Abraão ou Feiticeira-Vila do Abraão 10,00

passeio Volta Ilha 120,00 c/ desconto (150,00 preço normal)

trilhas todas por conta - grátis - exceto Pico do Papagaio q depende do número de pessoas: como só tinha 2 pessoas tive q desembolsar 50,00 p/ o guia (tem gente q vai sozinho d boa, eu preferi ir c/ guia, pois estava sozinha...)

Pousada do Bicão 30,00 a diaria quarto single

internet 6,00/hora

PF na Vila Abraão na faixa d 10,00

comida self service 23,90 o Kg

1 água 1,5l 2,00

Postado
  • Membros
faltou colocar os valores.

obrigado pelas dicas

valores são d jul/2208, okay?

passagem barca Angra-Ilha Gde 6,50 (no meio da semana, fds e feriado é bem mais caro)

táxi-boat tipo Praia do Pouso-Vila do Abraão ou Feiticeira-Vila do Abraão 10,00

passeio Volta Ilha 120,00 c/ desconto (150,00 preço normal)

trilhas todas por conta - grátis - exceto Pico do Papagaio q depende do número de pessoas: como só tinha 2 pessoas tive q desembolsar 50,00 p/ o guia (tem gente q vai sozinho d boa, eu preferi ir c/ guia, pois estava sozinha...)

Pousada do Bicão 30,00 a diaria quarto single

internet 6,00/hora

PF na Vila Abraão na faixa d 10,00

comida self service 23,90 o Kg

1 água 1,5l 2,00

valores da semana santa/abril de 2012:

Barca

Mangaratiba x Ilha Grande (seg a sex) - R$6,35

Mangaratiba x Ilha Grande (sab, dom e feriados) - R$14 (unitário) R$25 (ida e volta)

Angra x Ilha Grande (seg a sex) - R$6,50

Angra x Ilha Grande (sab, dom e feriados) - R$14 (unitário) R$25 (ida e volta)

Hospedagem

Quarto single ou casal na Pousada do Bicão– R$50 (diária com café da manhã)

Alimentação

PF em Palmas – R$15

E as trilhas continuam 0800.. rsrs

Postado
  • Membros
nao sei se vc é sedentaria, se for, vai treinando antes, vai caminhando...

eu nunca fiquei em hostel, pode ser pousada bem simples, mas eu gosto d ter o meu cantinho. Eu tb gosto d dormir bem cedo e acordar cedo.

vá, aproveite mto e depois poste tuas dicas p/ os proximos ;)

eu nao sou sedentária nao, corro de 3 a 5km dia sim dia nao, mas fazer trilha é diferente, ne?! costumo treinar em lugar plano e trilha tem sobe e desce.

quanto a hospedagem, eu tb prefiro ter meu canto, mas tô querendo economizar. aí camping e hostel se tornam melhores opçoes..

Postado
  • Autor
  • Membros

eu nao sou sedentária nao, corro de 3 a 5km dia sim dia nao, mas fazer trilha é diferente, ne?! costumo treinar em lugar plano e trilha tem sobe e desce.

quanto a hospedagem, eu tb prefiro ter meu canto, mas tô querendo economizar. aí camping e hostel se tornam melhores opçoes..

Correr exige fôlego, acho q vc tira d letra. Se vc dissesse q caminha em lugar plano, então talvez faltasse fôlego.

O que pega é a distancia, algumas trilhas são longas. O terreno é irregular, entao se não tá acostumada, uma bota d trilha vai bem. Eu fui d tênis comum mesmo, é só prestar atenção e tomar cuidado p/ não pisar d mau jeito/torcer o pé, mas é tranqüilo.

Eu faço trilha 2 vezes por mês. Não tenho carro, então anda bastante d um lado p/ outro, mas não pratico atividade regular... deveria, mas sou meio preguiçosa, ficar dando volta na praça não faz o meu gênero, gosto d um objetivo, tipo caminhar p/ chegar numa praia ou cachu.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Eu vi o seu depoimento que você fez sobre a Ilha Grande e gostaria de tirar algumas dúvidas... eu irei para a Ilha no final de Julho para passar uma semana na vila Abraão. A minha intensão é ir conhecendo as praias durante o dia e voltar de tardezinha para vila Abraão, as praias mais próximas como Saco do Céu, Lopes Mendes e etc eu estou pretendendo ir e voltar a pé... ja as praias mais distantes eu estava pensando em pegar um barco até a praia, por exemplo Parnaioca, e ir caminhando nas praias ao redor. Depois eu voltaria de barco no mesmo dia para Abraão. É possivel fazer isso? Todas ou muitas praias tem transporte direto para o centro (vila Abraão)? Você tem idéia de valor (aproximadamente)?

p/ ir e voltar a pé de algumas trilhas não é dificil, mas exige um certo preparo físico. Eu achei legal voltar d taxi boat, pois é um passeio tb e não fica mto caro, pois geral/te tem gente p/ rachar.

p/ as praias mais distantes, tem opção sim d barco p/ as praias do lado do continente. Se não me engano p/ o lado do mar d fora, só d escuna ou lancha.

algumas opções:

- existem passeios d escuna e lancha q fazem p/ o lado do mar d fora, são passeios c/ roteiro fixo, sai d grupo, mão é mto bom pois fica preso ao roteiro. Tem o volta ilha d lancha e uma volta a ilha d escuna c/ menos paradas e menos caro q a lancha

- existem alguns passeios d escuna p/ o lado do continente tb, são roteiros fixos q geralmente passam por algumas praias e pelas lagoas (Azul e Verde). Tb tem o problema d seguir um roteiro fixo, é mais p/ passeios, pois as paradas são curtas, dá tempo d tomar um banho, mas nao dá p/ fazer trilha. Algumas vezes, pode ser muvucado...

agora p/ fazer roteiros especificos, vc poderia contratar barco. Não faço ideia d preco, mas acredito q vc precisaria formar um grupo p/ não ter q pagar mto caro, p/ poder ratear a despesa do barco. Sugiro perguntar na pousada q ficará hospedado se existe algum tipo d transporte regular, do tipo q vá d manha e volte à tarde. Sei q tem desses taxis boats p/as praias mais frequentadas. Nem precisa formar grupo, pois sempre tem gente.

Uma sugestão tb é ir p/ Araçatiba, por exemplo, e ficar hospedado lá por alguns dias p/ fazer algumas trilhas q partem d lá, vc faria uma trilha por dia. Acho q d lá saem as trilhas T6, T7 e T8. Uma opção é fazer a T6 + T5 e ficar no Bananal (dormir uma noite), no dia seguinte vc faz a T4. Não sei se daria p/ voltar p/ Abraao direto d Bananal fazendo T4 + T3 + T2 + T1, pois é bem longa... ou se seria melhor dormir no Saco do Céu... assim vc faria as trilhas e iria p/ Abraao ao mesmo tempo. em Abraao vc poderia ficar mais dias e fazer todas as trilhas q saem d lá.

acho q do continente tem tranporte p/ Araçatiba. As pousadas d Araçatiba costumam disponibilizar essa informação. Tem pousadas em Bananal tb, se nao me engano são um pouco mais caras, mas acho q pesquisando encontra mais barata.

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Excelente relato, estarei chegando em Ilha Grande dia 02/07 e seguindo para o rio dia 06/07.

Creio que vou seguir o roteiro que a marcela postou, nnaomi sabe me dizer se tem aluguel de bicicleta la? Gostaria de fazer algumas trilhas de bike =)

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Lucas, nao vi aluguel d bicicleta, nem lembro d ter visto alguem d bicicleta por lá.

tirando a trilha p/ a praia d 2 Rios que é uma estrada, o resto é trilha meio acidentada, c/ pedras, raizes d arvore...

humm, nao sei se é bom p/ bicicleta...

Excelente relato, estarei chegando em Ilha Grande dia 02/07 e seguindo para o rio dia 06/07.

Creio que vou seguir o roteiro que a marcela postou, nnaomi sabe me dizer se tem aluguel de bicicleta la? Gostaria de fazer algumas trilhas de bike =)

• 4 meses depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
vou realizar meu sonho que é fazer uma viagem de mochilão.É de apenas 4 dias ,2 dias no rio,um fim de semana,2 dias em Angra dos Reis,mais precisamente na ilha grande,queria dicas de passeios,trilhas,alimentação....um abração

tem mta coisa na ilha, entao 2 dias, vc vai ter q escolher bem.

local d hospedagem: acho a vila d abraaõ + facil. Tem albergues, eu fiquei numa pousada q foi a + em conta q eu encontrei, como ficava quase o msm preço q o albergue, achei q valia a pena.

alimentação: leve lanche p/ a trilha, sai + em conta do q comer na praia. à tardezinha do voltar p/ a vila vc come melhor, pagando menos.

passeios: humm, agora vem o dificil escolher o q fazer em 2 dias apenas:

se quiser dar 1 geral na ilha, tem o passeio d lancha, mas o problema é q é $$$$

dia 1: tem a trilha T10 + T11, q é bem bacana p/ Lopes Mendes

dia 2: outra trilha legal é a T13 Pico do Papagaio, o visual lá de cima é muito bom. Ou vc pode fazer passeio d escuna e snorkeling se gostar.

• 8 meses depois...
Postado
  • Membros

Naomi, obrigada pelos relatos =D. Me ajudaram um bocado em Trindade, e vão ajudar novamente em Ilha Grande. Vou passar 7 dias lá semana que vem, mas além de curtir as trilhas e praias, to pensando em mergulhar. Faz ideia dos valores?

Abraços!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.