10 dias nas trilhas de Ilha Grande e passeios em Angra dos Reis

Confira aqui relatos de viagem pelo Brasil. Desde trilhas de final de semana até jornadas pelo país. Não deixe de escrever o seu!

Re: 10 dias nas trilhas de Ilha Grande e passeios em Angra dos Reis

Nova mensagempor marcelanuol » 29 Mar 2012, 11:29

tópicos como este seu que estao me animando a fazer minha primeira viagem sozinha.

acho que em maio coloco a mochila nas costas e vou pra Ilha Grande =]
marcelanuol

Data de registro: 06 Jul 2011, 15:50
Reputation point: 100

Nova mensagempor nnaomi » 29 Mar 2012, 12:09

fico feliz q tenha se animado!
esse foi a 2.a mochila sozinha.

escolhi esse roteiro por ser perto p/ mim, dava p/ ir d bus. Lá na ilha dá p/ fazer passseios por conta, s/ depender d guia, s/ depender d formar grupo p/ rachar as despesas...

lembra: bagagem pequena p/ vc se virar sozinha.
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 19 Jan 2006, 18:43
Reputation point: 1545

Nova mensagempor marcelanuol » 13 Abr 2012, 00:42

Naomi,

dia 15 de maio tô indo pra Ilha Grande! Fiz um roteiro, o que vc acha?

1º dia (terça – 15/05)
Saio do Rio beeeeem cedo na terça (ainda não sei se de carro ou de ônibus), vou até Mangaratiba e pego a barca das 8h.

Deixo a mochila na pousada e vou fazer algo leve, provavelmente farei a T1 (circuito Abraão).

2º dia (quarta – 16/05)
Acordar cedo, tomar café e partir.
T10 + T11 Lopes Mendes

3º dia (quinta – 17/05)
T14 + T15 Dois Rios

4º dia (sexta – 18/05)
T1+T2
Saco do Céu

5º e último dia (sábado – 19/05)
Acordar a hora que o olho abrir, passar mt gelol, aproveitar uma praia que as pernas consigam chegar (talvez Palmas).
Pegar a barca de 17:30 pra Mangaratiba.

Tem uma amiga que tá querendo ir cmg, mas ela falou que só no inicio do mes saberá se vai poder ir ou nao.
Se ela for, vou de carro ate Mangaratiba (rachando a gasolina compensa) e ficarei na pousada do bicao (que continua sendo a mais barata).
Caso ela nao vá, irei de ônibus até Mangaratiba e ficarei no Che Lagarto Hostel (que apesar de eu já ter tido pequenos problemas, ja conheço. fiquei hospedada em Floripa e em Salvador em hostel da rede e sei que o clima é sempre bom)

sei que é meio sonho achar que vou aguentar andar tanto, mas caso eu nao consiga, pego barco mesmo. rs
marcelanuol

Nova mensagempor nnaomi » 13 Abr 2012, 13:15

Mapas:
trilhas http://www.angra.rj.gov.br/asp/turisang ... _mapas.asp
pousadas http://ilhagrande.org/Mapa-Pousadas-Vila-Abraao
trilhas detalhadas: http://ilhagrande.org/Trilhas-na-Ilha-Grande

acho q o roteiro tá mto bom.
vao alguns comentarios/dicas:

1.o dia = dependendo do horario q chegar acho q dá p/ fazer um pedacinho da T1 e da T10, igual eu fiz no dia 18/07.
a trilha T1 bifurca, faça um dos lados, não lembro qual era o mais leve, mas eu fiz o da esquerda, q passava pelo Mirante da Praia Preta, o Mirante do Aqueduto e o Poção. Volte p/ a vila, almoce, pergunte aos moradores, pessoal da pousada, centro d visitante qual é o restaurante BBB (bom, bonito e barato!), acho q tinha uma padaria arrumadinha lá, dá p/ fazer lanche ou levar p/ comer no meio do caminho. A tardezinha dá p/ fazer o lado das praias da T10, a trilha tb bifurca, siga pelo lado esquerdo, lado das praias. São todas bem pertinho, segue pela praia, então nao tem desnivel, não vai te cansar, dá p/ tomar um banho, descansar.

2.o dia: T10 + T11
é bem legal. Se vc ficar cansada, volte d taxi boat.

3.o dia
acho q só dá p/ fazer T14, pois é longe da vila de abraao até 2 rios. acho q não dá p/ fazer T14 + T15.
A distancia da T14 é equivalente à distancia da T10 + T11, então se no dia anterior vc achar q ficou mto cansada, então reavalie se vai aguentar a T14, pois aqui não tem opção de táxi boat. É ir e voltar pela trilha.

4.o dia:T1+T2
é meio longa, mas tem a opção de voltar d taxi boat. O problema é q o taxi boat sai sempre da Praia da Feiticeira (mta gente p/ dividir o barco, c/ partidas frequentes), então se for até o SAco do Céu, terá q retornar um bocado até chegar a Feiticeira. Do SAco do Céu e praias proximas nem sempre tem barco e acho q é meio dificil encotnrar gente p/ rachar o barco, tem q contar c/ a sorte

5.o dia:
dá p/ fazer um passeio d barco/escuna p/ Lagoa Azul, Lagoa VErde, enfim p/ algum lugar diferente q vc ainda nao tenha ido
ou
dá p/ retornar p/ alguma praia próxima q vc tenha gostado, como vc citou

saia cedo
Prepare a mochila, repelente e protetor solar é sempre bom. Leve lanche e água se não quiser gastar em quiosque d praia. Tb é bom prevenir, pois tem longos trajeto s/ comercio e lembro d poucos lugares c/ bica d'água. Só cuidado p/ nao exagerar no peso, pricipalmente se nao etiver acostumada a andar.
marque o tempo gasto na ida, p/ calcular a hora da volta. ]
vá c/ roupa apropriada, uma camiseta leve e uma bermuda/short, um bom tenis confortavel no pé, as distancias sao longas e o terreno irregular, eu particularmente acho q a papete nao dá conta, chinelo nem pensar. Vi gente d chinelo, mas eu nao recomendaria. Eu gosto d calça tac-tel, não é quente, protege do sol, dos mosquitos e até de uma eventual arranhada na vegetação à beira da trilha

marcelanuol escreveu:1º dia (terça – 15/05)
Saio do Rio beeeeem cedo na terça (ainda não sei se de carro ou de ônibus), vou até Mangaratiba e pego a barca das 8h.
Deixo a mochila na pousada e vou fazer algo leve, provavelmente farei a T1 (circuito Abraão).

2º dia (quarta – 16/05)
T10 + T11 Lopes Mendes

3º dia (quinta – 17/05)
T14 + T15 Dois Rios

4º dia (sexta – 18/05)
T1+T2
Saco do Céu

5º e último dia (sábado – 19/05)
Acordar a hora que o olho abrir, passar mt gelol, aproveitar uma praia que as pernas consigam chegar (talvez Palmas).
Pegar a barca de 17:30 pra Mangaratiba.
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor marcelanuol » 13 Abr 2012, 17:47

muito obrigada pelas dicas. realmente to achando que sou atleta e vou andar 7h por dia e ficar de boa. rsrs

inda tô na dúvida se acampo, fico em hostel, pousada.. vou de carro, onibus..

mas eu vou! depois te conto no que deu.
marcelanuol

Nova mensagempor nnaomi » 16 Abr 2012, 08:06

nao sei se vc é sedentaria, se for, vai treinando antes, vai caminhando...

eu nunca fiquei em hostel, pode ser pousada bem simples, mas eu gosto d ter o meu cantinho. Eu tb gosto d dormir bem cedo e acordar cedo.

vá, aproveite mto e depois poste tuas dicas p/ os proximos ;)
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor nnaomi » 16 Abr 2012, 08:58

rodrigofanaia escreveu:faltou colocar os valores.
obrigado pelas dicas

valores são d jul/2208, okay?

passagem barca Angra-Ilha Gde 6,50 (no meio da semana, fds e feriado é bem mais caro)
táxi-boat tipo Praia do Pouso-Vila do Abraão ou Feiticeira-Vila do Abraão 10,00
passeio Volta Ilha 120,00 c/ desconto (150,00 preço normal)
trilhas todas por conta - grátis - exceto Pico do Papagaio q depende do número de pessoas: como só tinha 2 pessoas tive q desembolsar 50,00 p/ o guia (tem gente q vai sozinho d boa, eu preferi ir c/ guia, pois estava sozinha...)

Pousada do Bicão 30,00 a diaria quarto single

internet 6,00/hora

PF na Vila Abraão na faixa d 10,00
comida self service 23,90 o Kg
1 água 1,5l 2,00
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor marcelanuol » 16 Abr 2012, 14:58

nnaomi escreveu:
rodrigofanaia escreveu:faltou colocar os valores.
obrigado pelas dicas

valores são d jul/2208, okay?

passagem barca Angra-Ilha Gde 6,50 (no meio da semana, fds e feriado é bem mais caro)
táxi-boat tipo Praia do Pouso-Vila do Abraão ou Feiticeira-Vila do Abraão 10,00
passeio Volta Ilha 120,00 c/ desconto (150,00 preço normal)
trilhas todas por conta - grátis - exceto Pico do Papagaio q depende do número de pessoas: como só tinha 2 pessoas tive q desembolsar 50,00 p/ o guia (tem gente q vai sozinho d boa, eu preferi ir c/ guia, pois estava sozinha...)

Pousada do Bicão 30,00 a diaria quarto single

internet 6,00/hora

PF na Vila Abraão na faixa d 10,00
comida self service 23,90 o Kg
1 água 1,5l 2,00

valores da semana santa/abril de 2012:

Barca
Mangaratiba x Ilha Grande (seg a sex) - R$6,35
Mangaratiba x Ilha Grande (sab, dom e feriados) - R$14 (unitário) R$25 (ida e volta)

Angra x Ilha Grande (seg a sex) - R$6,50
Angra x Ilha Grande (sab, dom e feriados) - R$14 (unitário) R$25 (ida e volta)

Hospedagem
Quarto single ou casal na Pousada do Bicão– R$50 (diária com café da manhã)

Alimentação
PF em Palmas – R$15

E as trilhas continuam 0800.. rsrs
marcelanuol

Nova mensagempor marcelanuol » 16 Abr 2012, 15:06

nnaomi escreveu:nao sei se vc é sedentaria, se for, vai treinando antes, vai caminhando...

eu nunca fiquei em hostel, pode ser pousada bem simples, mas eu gosto d ter o meu cantinho. Eu tb gosto d dormir bem cedo e acordar cedo.

vá, aproveite mto e depois poste tuas dicas p/ os proximos ;)

eu nao sou sedentária nao, corro de 3 a 5km dia sim dia nao, mas fazer trilha é diferente, ne?! costumo treinar em lugar plano e trilha tem sobe e desce.

quanto a hospedagem, eu tb prefiro ter meu canto, mas tô querendo economizar. aí camping e hostel se tornam melhores opçoes..
marcelanuol

Nova mensagempor nnaomi » 17 Abr 2012, 07:39

marcelanuol escreveu:eu nao sou sedentária nao, corro de 3 a 5km dia sim dia nao, mas fazer trilha é diferente, ne?! costumo treinar em lugar plano e trilha tem sobe e desce.
quanto a hospedagem, eu tb prefiro ter meu canto, mas tô querendo economizar. aí camping e hostel se tornam melhores opçoes..

Correr exige fôlego, acho q vc tira d letra. Se vc dissesse q caminha em lugar plano, então talvez faltasse fôlego.
O que pega é a distancia, algumas trilhas são longas. O terreno é irregular, entao se não tá acostumada, uma bota d trilha vai bem. Eu fui d tênis comum mesmo, é só prestar atenção e tomar cuidado p/ não pisar d mau jeito/torcer o pé, mas é tranqüilo.

Eu faço trilha 2 vezes por mês. Não tenho carro, então anda bastante d um lado p/ outro, mas não pratico atividade regular... deveria, mas sou meio preguiçosa, ficar dando volta na praça não faz o meu gênero, gosto d um objetivo, tipo caminhar p/ chegar numa praia ou cachu.
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor nnaomi » 14 Mai 2012, 12:42

Eu vi o seu depoimento que você fez sobre a Ilha Grande e gostaria de tirar algumas dúvidas... eu irei para a Ilha no final de Julho para passar uma semana na vila Abraão. A minha intensão é ir conhecendo as praias durante o dia e voltar de tardezinha para vila Abraão, as praias mais próximas como Saco do Céu, Lopes Mendes e etc eu estou pretendendo ir e voltar a pé... ja as praias mais distantes eu estava pensando em pegar um barco até a praia, por exemplo Parnaioca, e ir caminhando nas praias ao redor. Depois eu voltaria de barco no mesmo dia para Abraão. É possivel fazer isso? Todas ou muitas praias tem transporte direto para o centro (vila Abraão)? Você tem idéia de valor (aproximadamente)?

p/ ir e voltar a pé de algumas trilhas não é dificil, mas exige um certo preparo físico. Eu achei legal voltar d taxi boat, pois é um passeio tb e não fica mto caro, pois geral/te tem gente p/ rachar.

p/ as praias mais distantes, tem opção sim d barco p/ as praias do lado do continente. Se não me engano p/ o lado do mar d fora, só d escuna ou lancha.

algumas opções:
- existem passeios d escuna e lancha q fazem p/ o lado do mar d fora, são passeios c/ roteiro fixo, sai d grupo, mão é mto bom pois fica preso ao roteiro. Tem o volta ilha d lancha e uma volta a ilha d escuna c/ menos paradas e menos caro q a lancha
- existem alguns passeios d escuna p/ o lado do continente tb, são roteiros fixos q geralmente passam por algumas praias e pelas lagoas (Azul e Verde). Tb tem o problema d seguir um roteiro fixo, é mais p/ passeios, pois as paradas são curtas, dá tempo d tomar um banho, mas nao dá p/ fazer trilha. Algumas vezes, pode ser muvucado...

agora p/ fazer roteiros especificos, vc poderia contratar barco. Não faço ideia d preco, mas acredito q vc precisaria formar um grupo p/ não ter q pagar mto caro, p/ poder ratear a despesa do barco. Sugiro perguntar na pousada q ficará hospedado se existe algum tipo d transporte regular, do tipo q vá d manha e volte à tarde. Sei q tem desses taxis boats p/as praias mais frequentadas. Nem precisa formar grupo, pois sempre tem gente.

Uma sugestão tb é ir p/ Araçatiba, por exemplo, e ficar hospedado lá por alguns dias p/ fazer algumas trilhas q partem d lá, vc faria uma trilha por dia. Acho q d lá saem as trilhas T6, T7 e T8. Uma opção é fazer a T6 + T5 e ficar no Bananal (dormir uma noite), no dia seguinte vc faz a T4. Não sei se daria p/ voltar p/ Abraao direto d Bananal fazendo T4 + T3 + T2 + T1, pois é bem longa... ou se seria melhor dormir no Saco do Céu... assim vc faria as trilhas e iria p/ Abraao ao mesmo tempo. em Abraao vc poderia ficar mais dias e fazer todas as trilhas q saem d lá.

acho q do continente tem tranporte p/ Araçatiba. As pousadas d Araçatiba costumam disponibilizar essa informação. Tem pousadas em Bananal tb, se nao me engano são um pouco mais caras, mas acho q pesquisando encontra mais barata.
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Anterior

Retornar para Brasil - Relatos de Viagem